BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Prioridades na Escolha do Aluguel

Quando você aluga seu primeiro imóvel no Canadá, alguns são os fatores a serem considerados:
1- Eu tenho carro agora? Quando vou comprar um? Alguém em minha casa precisa de transporte público?
Se mais de uma pessoa precisa se locomover via transporte público, é bom que o seu novo canto seja próximo de ponto de ônibus ou metro  e outras comodidades de muito uso , como por exemplo um supermercado, farmácia. Até a sua vida vida entrar nos eixos, ter acesso fácil a estas comodidades ajuda muito. No inverno, quanto menor for a distância que você tenha que percorrer do lado de fora, amassando neve é mais vantajoso para você. 
2- Eu tenho história de crédito? História de Emprego? Carta de referência? Se a resposta for sim, ótimo.Tudo fica mais fácil. Se for não, prepare-se para gastar mais tempo na sua procura, ou então oferecer alguma vantagem ao dono do imóvel. Pela lei do Inquilinato no Canadá, o proprietário pode pedir o primeiro e último mês adiantados. Mas a lei não proibe ao inquilino de oferecer cheques pré datados e um terceiro mês adiantado. Sob o ponto de vista do proprietário, você pode ser um tremendo risco. Mostre a ele que o risco pode ser vantajoso. Porém , seja um bom inquilino pois esta será uma das suas primeiras referências em terras canadenses.
3- Quanto eu posso pagar? Qual o tamanho do apartamento ou casa que eu preciso? Ou quero? A fase do aluguel é uma fase temporária na sua vida. Estabeleça suas necessidades mínimas. Nos próximos mêses você terá muitas despesas adicionais, então quanto menos o dinheiro sair do seu bolso, melhor. Muitas vezes o querer é maior que o poder. Considere como sendo normal ter o seu padrão de vida rebaixado por algum tempo, afinal você está começando do zero. Mas isto vai mudar a médio prazo.
4- E se eu morar nas cidades vizinhas e fazer o "commute" ( ir e vir) diário? Vale a pena em termos de tempo, ou qualidade de vida? Eu consigo morar melhor pelo mesmo preço? Na maioria das vezes sim. Conheço gente que morava em Toronto e gastava uma hora de ônibus para ir trabalhar. Hoje moram em outras cidades vizinhas, pagam numa casa de 3 quartos, menos do que pagavam num apartamento de 2 quartos em Toronto e gastam o mesmo tempo. Gastam um pouco mais com transporte, mas ganharam qualidade de vida para si e para família.
5- Qual o meu perfil de moradia? Sou do tipo que não gosto de fazer nada e quero tudo pronto ou não me importo de ter algum trabalho. Morar em apartamento e condomínio é um diferente estilo de vida do que morar numa casa. Nos condomínios a taxa de manutenção geralmente inclui a remoção de neve e corte de grama. Na casa esta seria uma tarefa sua.Entretanto você tem mais espaço e privacidade no verão e outono. Isto é importante para você e sua família?

Após conversar com seus botões e definir o que lhe satisfaz, é hora de colocar um calçado bem confortável, abrir um jornal ou ir para a internet. Selecionar alguns anúncios no Kijiji ou Craiglist e também alguns escritórios de administração e começar sua procura. Você pode também procurar algum corretor, mas a maioria deles trabalham com imóveis listados no MLS, onde o critério de escolha do inquilino geralmente exige documentos que você talvez não tenha chance de ter, tais como carta do empregador, história de crédito, carta de referência. Para o imigrante recém chegado, as chances de alugar direto com o proprietário e nas administradoras de condomínio acaba sendo maior. Mais tarde quando você já tiver uma história no Canadá, alugar através de um corretor será melhor, pois ele lhe poupa tempo e vai direto nos critérios que você estabelece para seu imóvel.

5 comentários:

André de Almeida disse...

Marden qual o melhor lugar e o preço medio em toronto ou montreal? Na parte de hoteis ou residencia, qual o melhor de morar?

MARDEN BASTOS disse...

André,considerando um imigrante sem carro, morar no eixo do subway em Toronto, ou seja, eixo da Yonge e Bloor é uma opção bastante satisfatória. Os aluguéis dependem de ser num apartamento ou condo, ou basement. Em basements você encontra valores a partir de 700,00 dolares com 1 quarto. Em aptos os valores são em média com um quarto, $900 a mais, chegando a $1900 com dois quartos.Fora do eixo do subway os preços caem. Em Montreal os preços são mais baixos, entretanto eu não tenho parâmetro para lhe responder. Apartamentos em hoteis tem preços bem mais caros. Posso lhe mandar por email alguns links de adminstradoras de aluguel em Toronto caso queira.

Franklin Jean disse...

Marden, sou estudante universitário no Paraná e junto com mais duas colegas pretendemos passar cerca de um ano por aí Toronto) depois da formatura. Pretendemos partir no primeiro trimestre de 2012. Desde já estamos buscando informações e me sinto muito feliz em poder dar-lhe os parabéns pelos blogs - também acompanhamos o "Conversa Entre Penélopes". São fontes de conhecimento muito ricas para nós. Obrigado e parabéns mais uma vez pelo seu trabalho o/

Marcelo disse...

Muito legal este seu blog.Obrigado pelas dicas!Estarei de olho nas suas informações!

MARDEN BASTOS disse...

Obrigado a todos que tem lido e comentado sobre os posts dos meus dois blogs.Com certeza isto é uma fonte de encorajamento para continuar compartilhando informações! Tenham todos um ótimo fim de semana.

BlogBlogs.Com.Br