BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dica do Dia- Limpeza dos Ductos

5- Limpeza dos Ductos- Se você mudou recentemente para a sua casa , é bom você limpar os ductos de ventilação. Especialmente se o antigo morador andou fazendo obras na casa ( ex: terminou o basement) que causam poeira, se havia animais principalmente gatos e cães que perdem muito pelo, há grandes chances de ter poeira, pluma e pelos acumulados no sistema de ventilação da casa. Como durante o inverno a casa fica fechada quase que o tempo todo e a renovação de ar é menor, sujeira acumulada nestes tubos podem ser fonte de problemas respiratórios principalmente em crianças e adultos sensíveis. Como corretora muitas vezes eu entro em casas que eu noto cheiros no ar e imediatamente eu busco pelas possíveis causas. Muitas vezes não existe carpete velho, ou outro tipo de objeto poroso ou absorvente. Então a suspeita vai direto para o sistema de ventilação. Muita gente nem limpa a parte logo abaixo da grade.

Para vocês terem idéia, quando comprei a minha casa era visível o grau de falta de asseio dos antigos moradores. Removi as grades que ficam no chão e me surpreendi com a quantidade de besouro com mais ou menos 1 cm de comprimento que havia se depositado ali. Imediatamente providenciei aspirar e coletei mais de 1 kg de besouro nestas aberturas. Um horror! Na época eu não sabia que o sistema poderia ser limpo e quando descobri, fizemos isto imediatamente.

A limpeza é feita por firma especializada que promove a sucção do ar pelos tubos. Eles cobram pelo número de saídas em casa cômodo.

Não confunda a saída de ventilação com grade de retorno. Nas casas mais novas, as grades de ventilação ficam no chão e as grades de retorno ficam na parede ou seja, o ar quente ou frio entra pelo tubo do chão e o retorno é feito pelas paredes ( não existe tubo). Sempre limpe estas grandes pois a sujeira do dia a dia tende a cair ali.

Com que frequência você deve limpar os tubos de ventilação? Primeiro, nenhuma empresa de limpeza pode lhe dar garantia de que seus tubos estaram livres de poeiras e outras sujeiras por um número X de anos. Eles podem garantir a limpeza que fizeram. Mas para se determinar um intervalo razoável, considere os seguintes fatores:

Quantas pessoas moram na casa? Você recebe muitos visitantes? Quanto mais gente mais poeira é levantada, mais pluma de roupas e cobertores.

A casa é nova ou antiga? Você sabe se o antigo morador fez alguma limpeza?

Tem fumante na casa?

Tem animal que perde pelo na casa?

Aconteceu obras na casa que geram poeira?

Você é uma pessoa que faz limpezas constantes na casa ou faz somente de vez em quando?

A entrada de ventilação é no chão ou na parede?

A casa está localizada numa área de muita poeira, tem muito pólen na primavera e verão?

Se você éstá mudando para uma casa, faça a limpeza antes de mudar. Você não conhece as condições do morador anterior. Se você já mora na casa e respondeu a sim para a maioria das perguntas, com excessão da questão limpeza, não passe de 3 anos sem fazer uma limpeza. Após uma extensiva renovação você quer garantir uma qualidade de ar dentro de casa. Se a maioria das respostas foi negativa, então com intervalos de 3 a 5 anos.

Para você ter idéia se alguma limpeza de ar foi feita na sua casa, caso seu basement não seja acabado, verifique no tubos de ar se existem cortes no metal colados com fita metalizada, fora das emendas dos tubos. Estes cortes nos tubos indicam os lugares onde eles colocaram equipamentos para limpar internamente os ductos.

Um ar limpo dentro de casa pode ser um dos melhores presentes para sua família em termos de saúde!

Um comentário:

Marcelo disse...

Legal, Marden!Continuarei lendo as suas dicas precisosas.

BlogBlogs.Com.Br