BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







domingo, 24 de outubro de 2010

Preparação para Inverno

O inverno é uma das estações que mais exige da integridade da casa e como moradores e proprietários devemos tomar as devidas precauções para que nada aconteça de errado. O custo de um profissional para dar alguma manutenção durante o inverno custa mais caro, principalmente se for emergência.
  • Em outro post eu falei das vedações das portas. Este é um cuidado importante, pois é no inverno que a nossa conta de aquecimento aumenta sensivelmente. Eliminando os problemas na vedação evita que a casa fique mais fria e que seu bolso também sofra até abril do ano que vem. No fim do último inverno eu observei que a minha lavandeiria fica muito fria próximo da porta externa. Estava muito frio para trocar a vedação. Agora na minha manutenção verifiquei que a vedação a cerca de 10 cms do chão está completamente amassada deixando uma greta visível onde a luz externa se mostra através dela. Já vou trocar esta vedação assim como a da porta principal pois a borracha em baixo se quebrou. A cerca de um mês atrás , meu marido e eu tiramos todos os painéis da porta que dá acesso ao quintal e trocamos as vedações e foi notório como a porta ficou mais pesada para abrir pois agora ela fecha com pressão.
  • Se você tem lareira à madeira, e a usa bastante, é bom que chame um profissional para dar limpeza na chaminé. A fuligem  que sobe impregna as paredes internas e este  material sólido que com espaço de tempo se acumula, vai diminuindo a vazão de ar. Com isto a exaustão da lareira perde eficiência, passando a dar retorno de fumaça para dentro de casa. Além disto este material acumulado pode ser fonte de  incêndio quando uma fagulha maior se deposita sobre ela. Existem profissionais especializados para este serviço.
  • Rastele sua grama e recolha as folhas que caíram durante o outono. Corte os galhos de plantas pereniais que brotam do chão pois assim na próxima estação elas virão com força total. Reponha mulch ( cavaco de madeira ) sobre os seus canteiros e pés de árcores espalhados pelo quintal para prevenir congelamento nas raízes.  Jogue um adubo próprio para as plantas locais antes de colocar o mulch.  Recolha os vasos de plantas e guarde se for replantar na próxima estação ou descarte -os se você é do tipo que compra vaso pronto. Coloque os sacos de folhas para o lixeiro levar na primeira oportunidade pois senão eles vão ficar entulhando sua garagem ou você precisará pagar para jogar fora no "dumpsite".
  • Se você tem landscape de pedra ou blocos de concreto, verifique se tem gretas abertas entre elas e compre uma mistura própria para prencher estas gretas e evitar que a água do degelo da neve se congele ali e traga mais estragos para o ano seguinte.
  • Se o seu aquecimento ainda não foi ligado, faça o teste para ver se está tudo funcionando.
  • "Winterize " ( aclimatar) as mangueiras e torneira externas. Um dos grandes problemas de canos estourados no inverno se dá nos canos de entrada ou saída da casa. Esgote a água das mangueiras e enrole-as. Depois feche os registros que dão acesso a água às torneiras externas e depois esgote a água das torneiras.
  • Recolha as almofadas das cadeiras externas e guarde-as, empilhe as cadeiras e diminua os itens que dificultam remover a neve no deck e nas área laterais da casa.
  • Dê uma boa limpeza na sua churrasqueira. Geralmente eu faço uma boa lavada na minha, duas vezes por ano. Retiro as grades, jogo água com sabão, esprego bem tudo e coloco novos briquetes pois estes ajudam a evitar que a gordura das carnes formem material que vai queimar e pegar fogo dentro da churrasqueira. Uma boa lavada antes do inverno e outra na entrada da primavera.
  • Verique a situação das suas ferramentas de inverno: pás, rapadores de gelo e "snowplow". Dê alguma manutenção se for necessário ou compre novos caso o mandato dos seus tenha expirado. Aconteceu comigo ano passado: minha pá de neve quebrou em janeiro. Rodei 8 lojas e achei apenas uma, porém de péssima qualidade.
  • Assim que começar a cair as primeiras neves, providencie ter sempre um saco de sal e um galão de  antifreezer para seu carro disponível na garagem.
  • Troque os filtros de ar do seu aquecimento da casa. Aproveite e veja como anda as grades de ar. Alguns clientes costumam reclamar que o cômodo não aquece direito, mas muitas vezes é porque tem uma chapa metálica logo abaixo da grade que é móvel e pode fechar a circulação do ar. Enfie sua mão com cuidado no tubo da ventilação e localize este regulador.
  • Veja onde está seu capacho da entrada e também as bandeijas para os calçados de inverno. Assim que cair a primeria neve eles devem assumir seus postos. Para quem não tem idéia do que estou falando:  para o inverno é bom ter um capacho vazado na entrada para que as pedras de sal saiam do calçado. Além disto eu uso outro tipo de sisal logo na entrada para tirar a poeira fina de sal e dentro de casa colocamos os calçados molhados na bandeija para escorrer e secar e diminuir a sujeira da casa.
  • Organize sua garagem abrindo espaço para que seu carro possa entrar. Se existe espaço na garagem porque deixá-lo dormir na rua e raspar neve de manhã.
  • Dê uma boa limpeza nas janelas e portas externas. O inverno é longo para você ficar olhando por cerca de seis mêses num vidro embaçado.
  • Se você fez algum serviço que gerou muita poeira dentro de casa, chame uma empresa especializada em limpeza de ductos de ventilação. Melhore a qualidade do ar que você vai respirar no inverno.
  • Retire suas lâmpadas solares e guarde-as. Procure suas lâmpadas de natal, e também suas decorações e deixe-as à mão pois logo logo você deve colocá-las no lugar.
  • Compre um produto próprio para limpeza de tubulação  hidráulica e coloque nos ralos de pia e banheiro antes mesmo do inverno começar.
  • Verifique seus casacos de inverno e veja se eles precisam de limpeza ou arrumação. Verifique também suas botas de inverno, luvas e toucas. As crianças vão precisar de novas botas ou outros acessórios? Já já as prateleiras das lojas começam a esgotar seus artigos, ainda mais com esta economia lenta, onde os empresários estão trabalhando com estoques mais baixos.
  • Organize seus armários e gavetas e faça o rodízio das roupas. É hora de estocar as roupas de verão e colocar as de inverno no lugar.
  • Se o seu cachorro precisa ficar com pelo mais longo para se proteger, é hora de fazer a última poda.
  • Veja também os cuidados com seu carro. O fabricante recomenda alguma manutenção para inverno? Geralmente troca de fluidos, filtros, uma boa  limpeza interna pois durante o inverno você não vai fazer isto. Onde anda seu kit de sobrevivência no inverno , sua pá de neve e seu raspador? Onde anda suas palhetas de para brisa de inverno?
  • Você tem algum brinquedo para "winterizar"? Jetski? barco? Não sabia disto? Se isto é novidade para você, se informe. Se tem piscina em casa, e este é seu primeiro inverno, ela também tem de ser "winterizada", assim como a "hot tub"caso você não vá usá-la .
  • Se você tem árvores frutíferas em casa, proteja os caules da planta para evitar que roedores comam as casca caso o inverno seja longo. Uma mangueria sanfonada cortada ao meio ou uma tela atada ao redor resolve seu problema. Se tiver pinheiros pequenos, cedar e tuyas, rododrendrons, envolva-os com saco de estoupa para evitar que se queimem com o frio. Coloque jornal ao redor das raízes e jogue mulch em cima para proteger do congelamento.
  • Se você quer alimentar esquilos durante o inverno para que eles deixem suas plantas em paz ( casca das árvores, bulbos de tulipas) coloque uns vasos  vazios dependurados em pontos a sua escolha  ao longo da cerca. Eu pego alguns vasos de planta, corto-as, cubro a terra com um plástico, deixando uns 5 a 8 cm de espaço abaixo da borda para colocar comida para os esquilos.
Não se sinta sobrecarregado com tantas coisas para fazer. Algumas delas são pequenas e não requer mais que 5 minutos para fazê-la. Faça um cheque list e vá marcando o que foi feito. Todo dia faça alguma coisa. Deixa as mais demoradas para o fim de semana.

2 comentários:

Cadê Canadá? disse...

Oi Marden!!
Obrigada pelo recadinho lá no blog!! O difícil é comprar a que eu quero... para quem mora em sampa é facil achar esses sacos... já até achei uns tres com nomes diferentes mas com a mesma finalidade...
Olha, nunca vi um blog tão informativo como o seu!! Eu fico boquiaberta de ler os seus posts!! São praticamente um manual!!! O último dos alimentos então... já estou até pensando nas receitas que poderei fazer por lá!! Passo nos dois blogs duas vezes por semana!!! Parabéns!!
Um ótimo fds,
CArina

MARDEN BASTOS disse...

Carina, Preparar par mudar é uma jornada de pesquisa e aprendizado. Como eu acabei aprendendo tudo na marra,não tive nem tempo de pesquisar, criar um blog informativo era uma idéia antiga, mas eu levei muito tempo para descobrir como fazer.Eu imaginava que sera um bicho de 7 cabeças. Na realidade é bem mais simples do que eu imaginava!Vá preparando suas receitas, mas se possível traga-as nos arquivos de computador, pois algumas terão de ser adaptadas. Obrigado pelo apoio!

BlogBlogs.Com.Br