6- Manutenção de Outono da Grama e Jardins - Este ano o outono está esfriando mais cedo e com isto teremos de antecipar certos cuidados com a casa. Um deles é a última manutenção da grama. Caso seja você quem cuida do próprio gramado, antes que caia a primeira neve, corte a sua grama e jogue fertilizante próprio para o outono.
- Remova folhas e debris e coloque-os em sacos próprios para a reciclagem.
- Corte as plantas pereniais e coloque mulch ( aqueles cavaquinhos de madeira) para proteger os bulbos e as raízes das plantas.
- Se você tem bulbos de crocus, dafodil , tulipas, hostas e outros bulbos plantados, coloque um fertilizantes próprio antes do inverno e proteja com mulch.
- Cubra o solo dos seus canteiros com umas duas folhas de jornal e jogue o mulch por cima ou simplesmente jogue o mulch.
- Proteja o caule das árvores frutíferas com tela até uma altura de pelo menos 50 cm para evitar que esquilos e coelhos comam os caules se o inverno for prolongado. Aplique fertilizantes em estaca no diâmetro da copa das árvores frutíferas e também das "evergreen".
- Não faça poda em nenhum árvore agora. Elas precisam de toda a energia para sobreviver ao inverno e o metabolismo delas já está desacelerado, e uma poda agora poderá abrir portas a fungos. Caso o faça, aplique um líquido cicatrizante para evitar que fungos penetrem no corte. O ideal é que você faça a poda na primavera.
- Recolha os vasos de plantas que você comprou durante a primavera e verão e distribua a terra ao longo da sua grama, se você quiser.
5- Limpeza dos Ductos- Se você mudou recentemente para a sua casa , é bom você limpar os ductos de ventilação. Especialmente se o antigo morador andou fazendo obras na casa ( ex: terminou o basement) que causam poeira, se havia animais principalmente gatos e cães que perdem muito pelo, há grandes chances de ter poeira, pluma e pelos acumulados no sistema de ventilação da casa. Como durante o inverno a casa fica fechada quase que o tempo todo e a renovação de ar é menor, sujeira acumulada nestes tubos podem ser fonte de problemas respiratórios principalmente em crianças e adultos sensíveis. Como corretora muitas vezes eu entro em casas que eu noto cheiros no ar e imediatamente eu busco pelas possíveis causas. Muitas vezes não existe carpete velho, ou outro tipo de objeto poroso ou absorvente. Então a suspeita vai direto para o sistema de ventilação. Muita gente nem limpa a parte logo abaixo da grade.
Para vocês terem idéia, quando comprei a minha casa era visível o grau de falta de asseio dos antigos moradores. Removi as grades que ficam no chão e me surpreendi com a quantidade de besouro com mais ou menos 1 cm de comprimento que havia se depositado ali. Imediatamente providenciei aspirar e coletei mais de 1 kg de besouro nestas aberturas. Um horror! Na época eu não sabia que o sistema poderia ser limpo e quando descobri, fizemos isto imediatamente.
A limpeza é feita por firma especializada que promove a sucção do ar pelos tubos. Eles cobram pelo número de saídas em casa cômodo.
Não confunda a saída de ventilação com grade de retorno. Nas casas mais novas, as grades de ventilação ficam no chão e as grades de retorno ficam na parede ou seja, o ar quente ou frio entra pelo tubo do chão e o retorno é feito pelas paredes ( não existe tubo). Sempre limpe estas grandes pois a sujeira do dia a dia tende a cair ali.
Com que frequência você deve limpar os tubos de ventilação? Primeiro, nenhuma empresa de limpeza pode lhe dar garantia de que seus tubos estaram livres de poeiras e outras sujeiras por um número X de anos. Eles podem garantir a limpeza que fizeram. Mas para se determinar um intervalo razoável, considere os seguintes fatores:
- Quantas pessoas moram na casa? Você recebe muitos visitantes? Quanto mais gente mais poeira é levantada, mais pluma de roupas e cobertores.
- A casa é nova ou antiga? Você sabe se o antigo morador fez alguma limpeza?
- Tem fumante na casa?
- Tem animal que perde pelo na casa?
- Aconteceu obras na casa que geram poeira?
- Você é uma pessoa que faz limpezas constantes na casa ou faz somente de vez em quando?
- A entrada de ventilação é no chão ou na parede?
- A casa está localizada numa área de muita poeira, tem muito pólen na primavera e verão?
Para você ter idéia se alguma limpeza de ar foi feita na sua casa, caso seu basement não seja acabado, verifique no tubos de ar se existem cortes no metal colados com fita metalizada, fora das emendas dos tubos. Estes cortes nos tubos indicam os lugares onde eles colocaram equipamentos para limpar internamente os ductos.
Um ar limpo dentro de casa pode ser um dos melhores presentes para sua família em termos de saúde!
4- Verifique se a Calha está Limpa- Antes de cair a primeira neve, verifique a situação de limpeza da calha da sua casa. Principalmente se houver árvores grandes e mais altas que sua casa, há uma enorme possibilidade de que folhas caiam no seu telhado se se depositem na sua calha. Está é uma das grandes causas de entupimento do dreno e consequente problemas nos telhados. Se durante o inverno certos pontos começar a pingar, observe se há grande conventrações de neve naqueles lugares. Conserte assim que puder. Muita gente as vezes pensa: eu tenho seguro. Sim. A maioria tem, mas o transtorno de obra é tão grande comparado com um trabalho que dura poucos minutos.
3- Escolha da Cor na hora da Pintura- Escolher a cor não é apenas uma questão de preferência. Certas cores absorvem energia e tornam o ambiente mais quente, portanto são contra indicadas para cômodos que pegam o sol da tarde. Entretanto estas cores são mais refletivas da luz e dão a sensação de ampliar espaço, ideais por exemplo para comôdos pequenos ou com janelas pequenas. São cores puras e derivadas do vermelho, amarelo e verde.
2- Carpete com Mal Cheiro- espirro de alimentos, presença de animais, xixi de criança e animal podem trazer um cheiro insuportável ao carpete, notado principalmente por quem não mora na casa. Geralmente o morador se acostuma ao cheiro da sua casa e muitos não tem noção do quanto o cheiro é forte para os outros. Tudo depende da condição do carpete e da espuma debaixo dele. Em alguns casos somente trocando, mas uma tentativa de limpeza custa muito menos.
A- Lavar o carpete com sabão Tide líquido (uma colher de sopa para 10 litros de água morna- mas somente em carpetes claros) ou usar shampo industrial para carpete usando lavadora à vapor própria.A vantagem do shampo é que muitos deles contém bactericidas e fungicidas embutidos. Para carpetes coloridos use shampo ao invés de sabão, pois este pode manchar dependendo da composição. Isto deve ser feito preferencialmente num dia quente e ventilado para ajudar a secar ou num dia frio que o aquecimento estiver ligado para ajudar a evaporar a água. Se a água estiver saindo muito suja, repita a lavada com menos sabão ou shampo. Deixe secar e veja o resultado. Se a espuma debaixo do carpete estiver muito comprometida, o cheiro não desaparecerá completamente. Depois de seco aplique B.
B- Se o cheiro não estiver muito forte e o carpete não estiver muito sujo, compre bicarbonato de sódio puro, jogue à vontade sobre o carpete e deixe repousar por 4 horas. Depois aspire e reaplique uma segunda vez e deixe passar a noite. Aspire novamente. Nas manchas, no dia seguinte aplique vinagre branco misturado em água 1/3, deixe agir por algum minutos e
seque com toalha de pano ou papel.
C- Agora ligue um ventilador no ambiente para ajudar a secar, mesmo estando com o aquecedor ligado.
D- Alguns talcos desodorizantes podem ajudar a embassar o cheiro, mas eu particularmente acho os cheiros destes desodorizadores tão forte, e aí o cheiro se mistura ao mal cheiro e vira uma terceira coisa, muitas vezes nada agradável. Eu prefiro usar a opção A e B.
E- Se as áreas forem pequenas faça uma leve solução de detergente de cozinha, incolor, aplique no local com uma leve massagem com os dedos, enxugue com papel e pano limpo para retirar todo o excesso, depois aplique pano úmido limpo e por último ligue um ventilador direcionado para a área.
F- Se algum líquido ou comida se espalhou no carpete, limpe imediamente, secando ao máximo para evitar comprometer a espuma debaixo. Use a opção F para sujeiras recentes.
G- Se você acha que não dá conta de fazer este trabalho, então chame os profissionais. Eu pessoalmente já lavei o carpete da minha casa - quando tinha- várias vezes. Não tem nenhum segredo! Só precisa de um homem forte para carregar a máquina e colocar no cômodo. Ainda hoje, no verão eu alugo esta máquina para lavar os tapetes da casa.
B- Vinagre branco- Custo baixo e eficiência boa quando o mofo não está muito forte. Ponha o vinagre branco numa garrafa spray e pulverize nas áreas afetadas e não enxague. Ventile a área para dissipar o cheiro, que irá desaparecer em pouco tempo. Amigável com o meio ambiente
C- Concrobium Mold Control Trigger Spray Bottle é um produto químico achado no Home Depot e que elimina grande parte dos mofos caseiros em diversas partes da casa.
D- HG Mold Control- Este eu já usei. Funciona bem no rejunte de cimento.
Já no caso do silicone, eu ainda não achei uma solução funcional. Quando isto acontece eu removo o silicone velho e aplico outro.
1- Manchas de mofo no rejunte de seus azulejos podem ser eliminadas ou clareadas usando alguns produtos e aqui vão algumas dicas:
A- Óleo de Melaleuca- 2 colheres ( sopa) de óleo em 2 xícara ( chá) de água em uma garrafa spray. Agite antes de usar, pulverize nas área afetadas e não enxague. A mistura tem vida útil longa na garrafa. No Canadá você acha este produto nas Health Food Store e no Brasil nas farmácias de manipulação. Tem uma ótima eficiência, mas custo mais alto. Amigável com o meio ambiente
Nenhum comentário:
Postar um comentário