BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







terça-feira, 31 de agosto de 2010

Alugando um Apto Num Basement

Antes de falarmos em apartamento no Basement, vamos saber do que se trata.
O que é o basement? Basement é uma parte da casa que fica abaixo do nível da rua, o equivalente ao nosso porão. Mas ao contrário daquele ambiente geralmente úmido, escuro, cheio de teias de aranha e outros insetos, pedras aparentes e escuro aonde temos pavor só de imaginar em ir, os basements na maioria das casas canadenses é um lugar descente e habitável. Eu não vou dizer que todos são. Alguns fazem jus à nossa pintura mental, principalmente nas casas centenárias e construções mais antigas. Mas no geral, a não ser pelo teto mais baixo e janelas pequenas no alto da parede, não dá para dizer que é um porão.


Porque se constrói o  basement? Como o Canadá está localizado numa faixa continental aonde as temperaturas facilmente chegam muito abaixo de zero a construção do basement se tornou necessária como forma estrutural em manter o funcionamento da casa. A faixa de congelamento é em torno de 4 pés na superficie do solo, ou seja, cerca de 1,20 metros. Ao construir uma estrutura de concreto em torno de 8 pés abaixo do nível do terreno nas construções modernas , tem garantido poder conduzir todo o esgoto da casa abaixo da faixa de congelamento e poder acomodar os equipamentos de aquecimento  de ar e água. Na faixa dos 4 pés tem isolamento térmico e abaixo disto é facultativo.
Em Ontário , mesmo que o basement seja acabado, ele não é contado como área útil da casa, ou seja não soma ao valor da metragem quadrada, mas na hora de vender acaba sendo um ponto positivo.
Em muitas cidades canadenses a construção de apartamento no basement pode ser considerada ilegal. Entretanto houve uma época que o governo canadense, por falta de moradia , incentivou as pessoas a construirem os “ in-law apartment” e esta legislação foi revogada em 1995. Portanto quem construiu até naquela época, pode usar sem problema, entretanto ele tem que estar dentro do Building Code atual.


Alugando apartamento em basement.

Esta é uma prática muito comum principalmente em Toronto e outras cidades grandes,  e redutos estudantis, onde muitas casas tem entrada separada para o basement. Como corretora eu me preocupo sempre com dois aspectos quando se trata de um apartamento em basement: segurança e saúde.

Um apartamento em basement para ser seguro tem de ter pelo menos estas características: dois meios de entrar e sair fácil- pode ser uma porta para dentro da casa no pavimento principal equipada com mola de fechamento automático ou uma porta direto para parte externa da casa, e/ou  uma janela maior, no nível da terra que permita a saída de uma pessoa para a parte externa; alarme para gás carbônico e fumaça; se houver escada ela deve ter corrimão. Se o basement tiver porta  para fora e janela tamanho normal, a sensação morando lá dentro será de uma casa e não de um porão.

Em relação a saúde a questão em um basement é a possibilidade  de mofo. Mas um bom nariz percebe mofo rapidinho. Fora isto observe sinais de água, manchas amareladas ou cinzas no drywall, carpete, teto, banheiro. Se os seus olhos não veem , mas seu nariz senti é melhor buscar outro imóvel.
Outra coisa que deve ser analizada num aluguel de basement é a questão das contas de água , energia e gás. Está incluído no aluguel ou é uma percentagem do valor das contas? Valor percentual pode trazer muitas surpresas, as vezes bem desagradáveis.  Dependendo do número de pessoas que moram na casa e da época do ano as contas podem variar bastante, principalmente se uma família ocupada o basement e outra maior  mora no andar principal. Seja lá qual for o acordo, tenha isto por escrito e procure antes saber quanto e qual a varaição anual. Veja se os valores refletem uma divisão justa por metragem quadrada e número de moradores.

Outro fator que ainda sugiro olhar é a presença de criança e animal no pavimento superior. Geralmente o isolamento acústico do piso para o basement não é feito e você percebe claramente os movimentos de alguém andando em cima. Se você vai permanecer muitas horas em casa, se é um estudante que precisa silêncio para estudar, a presença de crianças correndo e brincando poderá lhe incomodar. Procure saber antes, porque uma vez o contrato é assinado, dificilmente você sai dele por esta razão.
Procure saber se a lavandeiria do pavimento superior fica na sua unidade, assim como a necessidade de acesso aos equipamentos de aquecimento de ar e água, painel elétrico principal. Se tudo isto ficar dentro da sua unidade, a sua privacidade pode ficar bastante prejudicada.
Morar em um basement aqui é super comum, desde que ele não ofereça nenhum risco a sua saúde e integridade fisica. Mas dê preferência para aqueles cuja entrada é separada e independente da casa principal, cujos equipamentos comuns, ficam isolados da sua unidade e que lhe ofereça segurança física e de saúde.
Se você é uma mulher e vai morar sozinha, leve a questão da segurança física mais a sério. Neste caso procure saber quem mora no pavimento de cima, há quanto tempo, se é uma família ou uma pessoa solteira. Veja se a casa é bem urbana ou mais isolada. Faça sua investigação e pese prós e contras antes de alugar.  Embora os números de casos de violência contra a mulher no Canadá seja pequeno, de vez em quando surgem situações tristes. A última coisa que você quer é fazer parte de estatísticas.

3 comentários:

Penso que penso! disse...

Ótimas dicas, estou planejando 3 anos de estudo no canada e nem imaginava as questões apresentadas aqui sobre os basements. Você me auxiliaria na locação de um imóvel em Calgary ou na região de Vancouver para a minha estadia? Qual o valor dos seus serviços?

Unknown disse...

Que ótimo artigo, estou pretendo estudar em 1 ano e não sabia disso, obrigado!

MARDEN BASTOS disse...

Fico feiz que tenha sido útil Hugo Lopes. Espero que sua estadia no Canadá seja bastante proveitosa!

BlogBlogs.Com.Br