BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







terça-feira, 10 de agosto de 2010

Fraudes em Aluguel de Imóvel Via Internet

Para uma pessoa que não tem histórico de crédito  no Canadá e referências pessoais, comerciais e bancárias, alugar o primeiro imóvel é  o primeiro desafio a ser vencido. Com certeza alugar direto com um proprietário será mais fácil do que fazê-lo através de imóbiliárias ou até mesmo administradoras de condomínio.
Grande parte dos anúncios de imóveis para alugar acontece nos sites gratuitos especialmente  Craiglist e Kijiji. Cabe a você ser vigilante e cauteloso quanto a veracidade do que é colocado a sua disposição.Hoje em dia muitas fraudes tem sido cometidas contra pessoas que buscam alugar imóvel através de páginas de classificados, principalmente os sites gratuitos. Muitas pessoas anunciam uma infinidade de coisas atrávés dos populares websites Kijiji e Craiglist, inclusive imóveis a venda e aluguel. A maioria dos anúncios são sérios e é uma excelente forma de disponibilizar um produto ou serviço, porque se trata de um veículo que oferece um serviço básico gratuito e também a chance de pagar pelo serviço e ter os anúncios destacados. A maioria das transações acontecem de forma correta e sem problemas, mas de tempos em tempos uma nova onda de fraudes e esquemas acontece.Entretanto muitas pessoas de boa fé tem sido vítimas de pessoas inescrupulosas que anunciam algo muito bom para ser verdade e requisitam pagamento para garantir o bem. A prática de fazer um depósito como forma de garantir o negócio é comum aqui no Canadá. Quando você está lidando com uma empresa, com sede fixa e todos os quesitos, fazer o depósito é apenas uma das partes do processo. O problema é quando a negociação é direta entre duas pessoas, onde a transação é feita virtualmente e o proprietário pede ao interessado para fazer um depósito para alguém em outro país.  Normalmente eles dizem que o proprietário está viajando e que precisa que o deposito seja feito em nome dele fora do Canadá. Nestes casos é  quase certo de que se trata de uma fraude. Eventualmente o proprietário pode até estar no Canada e o  depósito ser feito em outra cidade.

Se você se deparou com este tipo de anúncio, alerte suas antenas. Veja o que normalmente acontece.
1 - Os imóveis são bem localizados, com fotos bonitas, e geralmente o preço abaixo do praticado no mercado local.
2- Os contatos geralmente são via email apenas.
3- Eles respondem e dizem que estão fora do país ou da cidade ou coisa parecida  mas que podem assegurar o imóvel caso  você  faça o depósito para eles aonde estão,  através de remessa de dinheiro, "money Order", principalmente em países da África e Ásia.
4- Geralmente as respostas tem um cunho apelativo para o lado sentimental do tipo: viajou para algum lugar aonde a mãe está doente, o irmão acidentou, alguém perdeu um membro da família, etc.
5- Normalmente as mensagem contém  muitos erros de inglês, principalmente  uso de letras minúscula no lugar de maíusculas, em pronomes e nome de países, com estruturas gramaticais precárias.Além disto sentenças longas sem pontuação. Mas pode também ser algo bem escrito.

Dicas para você fazer uma transação segura:

1- A maioria dos anúncios de quem quer alugar ou vender ou doar contém telefone e ou email. Pegue o número do telefone cheque no Canadá 411 de onde este número é.
2- Caso fale com a pessoa por telefone , peça o endereço, caso este não apareça no anúncio. Ao conversar, tente pegar descrição do imóvel: ex: casa de 2 andares com 1 garage, de tijolo ou vinil por fora. Procure saber se tem escolas , plazas ou malls por perto. Isto lhe dá mais dados para saber se a pessoa está falando a verdade.
3- Vá no Google Maps, Google Earth e Bing 3D e tente localizar o imóvel e vê-lo em 3 dimensões. Veja o que tem por perto. Veja se o local lhe agrada e se tem alguma coisa a ver com a descrição oferecida. Se você nunca usou estas ferramentas 3D e não tenha nenhum endereço do Canadá, use o meu endereço comercial e veja como usar esta ferramenta.
4- De preferência negocie pessoalmente ou tenha alguém de sua confiança para negociar em seu lugar.
5 - Se você não sente segurança na transação, não tem referência da empresa, jogou o nome ou endereço do Google e não achou nada, não tem ninguém para negociar em seu lugar, vá para um hotel ou um aluguel um imóvel para férias, pois é fácil alugar por uma semana ou menos e quando estiver na cidade, aí você procure pessoalmente.
6- Nunca alugue o imóvel permanente baseado apenas em fotos. Elas podem ser bem enganadoras.Vá ao local, olhe, observe a vizinhança. Se for possível vá em diferentes horários, inclusive a noite e veja como as coisas acontecem nos arredores.
7- Faça contrato de papel. Leia as claúsulas. Veja quais são as responsabilidades sua e do proprietário. Quem paga o que? tem multa por rescisão? Quando começa e termina o contrato? Qual o dia do pagamento de aluguel?
8- Por não ter histórico de crédito e referências na cidade, cabe a você negociar o que dará como garantia ao proprietário e a melhor forma é pagando um aluguel adiantado. Por lei o proprietário pode pedir o primeiro e ultimo mês do aluguel, isto significa que você pagará agora 2 mêses. pois o último mês será descontado agora.  Talvez você tenha que oferecer um ou dois mêses  a mais para o final do contrato por exemplo. Já para o próximo imóvel você não terá esta dificuldade, caso pague em dia suas contas, cartões de crédito, etc. Se resolver sair do imóvel ao final do contrato, em caso de lease ou rental você deve notificar ao proprietário por escrito, geralmente 60 dias antes da data da sua saída, se seu contrato for mês a mês ou lease.
Se você não conseguiu alugar um imóvel através de imobiliária ainda estando no Brasil, procure uma sublocação, uma homestay ou bed and breakfast, ou mesmo um hotel e aí sim, você pode pegar estes classificados e olhar um por um. Em "loco" o risco de ser pego em uma cilada é muito menor.

BlogBlogs.Com.Br

2 comentários:

Cadê Canadá? disse...

Olá Marden!
Obrigada pelo recadinho lá no blog. Eu achava que ninguém levava este tipo de coisa de cozinha e decoração pois nos posts que li, não mencionavam nada disso! Também gostei muito do assunto do seu post. Principalmente porque chegarei lá e já é bom ficar de olho para o primeiro aluguel. Já te adicionei na lista de contatos também.
Mais uma vez obrigada!
Abraços,
CArina

MARDEN BASTOS disse...

Carina, eu sou da filosofia de que se houver espaço na mala e você não pagando nada extra por isto, porque não trazer aqui que vai doar, mas que ainda está em bom ou otimom estado.Eu trouxe várias coisas e não me arrependo. Quanto ao primeiro aluguel,você já tem algumas dicas. Se precisar de mais informação neste assunto, é só me mandar uma mensagem. Terei prazer em ajudar. Abraço

BlogBlogs.Com.Br