BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







sexta-feira, 1 de abril de 2011

Layout muda com a idade de contrução da casa

Quando se visita casas contruídas em diferentes décadas, podemos visivelmente perceber a  diferença nos layouts, tipo de acabamento, tamanho dos cômodos, disposição dos cômodos, tamanho de janelas, tipo de painel elétrico, etc.
É claro também que o layout também é influenciado pelo valor da casa. Casa mais barato, layout mais simples e acabamento mais barato.
Por exemplo:
Um cliente meu comentou a respeito do tamanho das janelas em casas contruídas nos anos 80 a 90. A explicação é que a janela cria uma área de perda de energia na casa. Nos anos 60, 70 , as janelas eram de painel simples. Depois se tornaram painéis duplo e hoje elas são as vezes dupla com camada de gás, chamadas de Thermal porque contém um tipo de gás entre as duas placas de vidro, o que diminui a troca de calor entre meio interno e externo. Isto vai se refletir no consumo de gás para aquecer a casa ou de energia para resfriá-la no verão.
Portanto casas construídas mais antigamente, tem janelas menores e podem ser de parede simples ou dupla, mas geralmente não são Thermal. A nào ser que tenham sido trocadas. As atuais contruções tem janelas Thermal e por isto são maiores, trazendo mais luminosidade, mas com mais economia de energia.

Em termos de layout, casas construídas a 2, 3 ou mais décadas atrás, geralmente só tem um banheiro. Antigamente a família lidava melhor com isto. Hoje todo mundo está buscando comodidade para atender a vida corrida e até mesmo casas mais baratos já começam a ter o banheiro para o casal e o banheiro principal. Alternativamente o banheiro pode apresentar duas portas, criando atal chamada "ensuite".

Confesso a vocês que nesta minha vida de corretora tem hora que vejo certos layouts bem estranhos. Os mais recentes foram:
- Banheiro com porta para a cozinha com as máquinas de lavar e secar dentro de um armário dentro dele.
- Saida para o quintal e acesso a escada do porão passando por dentro do banheiro.
- Entrada pela sala de jantar, passando por um escritório para ir para a cozinha e de lá para a sala de estar.
- Entrada para o quintal somente pela rua ou atráves de uma porta no quarto do casal.

Ainda bem que layouts como estes não são frequentes, mas acontecem. Infelizmente as fotos muitas vezes não nos permite descobrir estas coisas. Descobrir isto junto com o cliente é lamentável. Mas faz parte do trabalho.

Mas, se você se deparar com uma esquisitice destas, você tem duas opções: se não gostou da casa, ou lo lugar, descarta. Se no geral, gostou da casa, veja se mudar uma porta, ou remover uma parede ( se puder) ou usar o cômodo com outro propósito fará sentido.
Mas se o layout for muito estranho, vá para outra. Não invista seu dinheiro em um imóvel que vai lhe dar dor de cabeça na hora de vender.



2 comentários:

Diário Canadá Brasil disse...

Marden,
Adoro seus post.
Sabe o que as vezes sinto falta é de exemplos em fotos.
umas fotinhas neste post iria bem não é?!
Abração e valeu pelo comentário lá no blog.

Diariocanadabrasil.blogspot.com

MARDEN BASTOS disse...

Obrigado Diariocanadabrasil. Com certeza fotos mostram as grandes diferenças. Eu procuro sempre usar minhas fotos, quando as tenho, pois tenho receio de usar fotos de propriedade alheia. Mas vou correr atrás de algumas para melhor elucidar o que disse.

BlogBlogs.Com.Br