BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







domingo, 24 de abril de 2011

Renovação da Cozinha- antes e depois

Como eu falei em meu post anterior , as vezes uma renovação parcial ou total para modernizar a casa se faz necessário. A cozinha e o banheiro são os dois cômodos da casa que mais mostram a idade da casa e é pode ser fator de decisão em comprar ou não aquele imóvel.
Algumas leitoras do blog me pediram para colocar as fotos do antes e depois e aqui estão elas acompanhas de um orçamento grosseiro que fizemos antes e depois da reforma.
Poderíamos ter mantido o orçamento mais baixo, colocado bancada de melamina, torneira mais barato, reutilizar o bojo inox qua ainda estava muito bom, mas resolvemos nos  dar de presente uma cozinha próxima ao que tínhamos em nossa casa no Brasil, mas controlando os gastos.
As vezes uma simples pintura nas paredes e armários, trocar os puxadores e a bancada já faz uma grande diferença. Cores são fundamentais. Se os armários forem escuros, as paredes e bancadas dever ser claras, pois do contrário dá uma idéia de pequeno espaço.  Proporções devem ser mantidas. Cuidado com grandes mesas que podem simplesmente fazer o breakfast area desaparecer.

Quando o dinheiro é curto e a necessidade é grande, para aqueles que são dotados de boa vontade e uma certa dose de habilidade, colocar a mão na massa faz uma grande diferença em quantos projetos poderão ser finalizados ao longo do tempo estabelecido.   Dá uma canseira, mas reduz consideravelmente o custo e se torna uma atividade compensadora. Eu particularmente curto isto. Ainda no Brasil sempre fomos de colocar a mão na massa e promovermos as mudanças que estavam a nosso alcance. Mas só inicie um projeto destes se você souber o que está fazendo pois certos serviços denotam muito o capricho ou a falta dele. 

                                                                            Antes




Na esquerda a cozinha no estado que ela era quando comprei a casa. Na direita resolvi acabar com o excesso de rosa e gastei cerca de 150 dolares e pintei os armários de branco e troquei os puxadores. Deu uma incrível melhorada. Mas quando comprei um carro resolvi colocar uma porta estilo francesa da cozinha para a sala de jantar. Eu queria pintá-la de branco e o marido queria a cor natural da madeira. Aí ficou aquela miscelâncea.

Piso era no padrão xadres em rosa e verde azulado, armários pintados de branco, bancada imitando granito na cor bege rosado. Parede azul claro e marcos brancos e porta na cor de madeira. O bulkhead( rebaixamento no teto formado um retângulo) dava a cozinha um aspecto menor. A iluminação era insuficiente. A cozinha denotava estar parada nos anos 90. A cor do piso limitava as cores que eu podia usar nas paredes, sem contar que a mesa e o armário do brekfast area são estilo country azul.  A bancada de melamina estava apodrecendo ao redor da torneira ( já estava quando eu comprei), e apresentava muitos danos causados pelos antigos donos e algumas bolhas causadas por panela quente colocad direto em cima da melamina pela minha filha e uma parente. Resolvemos colocar a mão na massa! Erahora  de trazer esta cozinha para o século 21 mas respeitando um orçamento não muito grande.


Depois



O piso foi trocado por uma cor neutra desde a cozinha e toda a entrada da casa. O bulkhead foi removido dando um ar de que a cozinha é mas alta e mais larga.Aumentou-se o número de potlights e uma iluminação em cima da bancada foi colocada. A bancada em granito ganhou uma aba aumentando o espaço útil e se tornando também uma área de bar. Uma torneira mais alta e um pia mais funda foi colocada, seguindo as tendências atuais.Os armários são os mesmos. Duas camadas de tinta foram removidas e uma camada de resina e poliuretano foi aplicada. O exaustor que era ao mesmo tempo microondas e exaustor( prático, mas ineficiente) foi trocado por um eficiente exaustor de inóx. Um backsphash( cerâmica na parede na área de trabalho)  de mármore foi instalado.

ORÇAMENTO  INICIAL FEITO
Armários novos                                                                        $14000
Bancada em granito incluindo pia de 2 bojos                          $ 3500  
Piso instalado                                                                           $ 6 Mil a 9mil
Torneira                                                                                    $200/500
Pintura                                                                                      $ 800
Exaustor                                                                                   $ 250 a 1200    
Iluminação                                                                               $ 250 a 500  
Backsplash  instalado                                                              $  700 

GASTOS OFICIAIS COM A RENOVAÇÃO
 
Armários- remoção da pintura e nova resina - $200
Sanca para armário - $130
Piso- cerca de 60 metros quadrados - $2500
Bancada de granito- $2500 incluido o bojo inox, cerca de 2,5 metros de mármore para o   backsplash
Mosaico para o backsplash- $180 ( era desnecessário, mas enriqueceo visual da cozinha)
Torneira -$500 movida a toque em qualquer parte metálica
Iluminação- $250
Pintura- $150
Impermeabilizante de mármore e granito- $42
Exaustor -$ 540
Sanca e rodape- $450
 
 
 

Armários - resolvemos remover as camadas de tinta e resiná-los numa cor mais atual. Canadense gosta muito das cores marron, marrom avermelhado, caramelo em armários de cozinha. Técnicas de pintura foux é bem apreciada, principalmenTe nas cores creme e café com leite, entretanto muitos destes armários começam a soltar a tinta após alguns anos principalmente em áreas aonde a humidade é maior. Como esta técnica exige mais conhecimento, eu abandonei. Cozinhas branquinhas não são a primeira escolha do canadense pois exige mais cuidado e limpeza mostrando sujeira mais rápido. Para este projeto gastamos cerca de $200  entre removedor de tinta, resina e poliuretamos, pincéis de espuma, lixa, luvas e cerca de umas 20 horas de trabalho. Para o crown molding do armário e borda em baixo gastamos mais uns $130 dolares. Com certeza o visual não é o mesmo de um armário novo, linha bem retas , em partes porque a madeira carvalho tem uma fibra mais pesada, mas ele perdeu aquela cara de anos 90.A face branca dos armários pintamos de um tom próximo da resina, usando uma tinta para  melamina.
Para quem gosta de cozinha de madeira escura, tenho visto armários de carvalho pintados em marron café, com bancadas claras e fica ótimo principalmente quando a cozinha é bem iluminada. Quando se usa cores sólidas aplicadas em cima da madeira de carvalho, os armários mantem a textura da madeira, mas desaparece os desenhos da fibra ( desaparece as colorações diferentes) e dá um ar de modernidade e homogeneidade. 
Puxadores- mantivemos os mesmo puxadores inox, retos que haviamos trocado a poucos anos antes.
Piso - trocamos todo o piso usando uma porcelana imitando mármore bege bahia, que compramos em uma promoção com 50% de desconto. O preço normal seria entre 4 a 5$ o pé quadrado. Gastamos cerca de 2500$ de material e cerca de 3 dias de trabalho, entre arrancar e colocar novamente. O que toma muito tempo geralmente são os recortes e certas áreas onde a gente tem de fazer uma parte e esperar secar para transitar em cima.
Bancada- Embora eu tenha conseguido um outro endereço onde consegui granito mais barato, o número de opções era também menor. Mas tinha cores que atendiam a minha expectativa. Com isto reduzi para $2500 a bancada de granito, com bojo,  incluindo a aba que desenhei ( no orçamento anterior, ela seria reta o que é mais barato) instalado. Além disto o dono so site me vendeu o backsplash de mármore incluido no preço acima. No dia marcado, eles entregaram a bancada e levaram cerca de 2 horas para instalar. Eu fui a terceira brasileira de um grupo de amigos que comprou granito com este pessoal e eles foram pontuais com todos eles.
Torneira- esta foi uma extravagância. Modernissíma. Daquelas que aciona pelo toque. Basta encostar a mão e a água aparece e desaparece. Custo $500.
Iluminação- Deu um pouco mais de trabalho pois tivemos de colocar nova fiação para instalar o pigente em cima da bancada. O custo total foi em torno de 250 $ pois além da parte elétrica resolvemos remover o drywal do teto onde o bulhead foi removido, para evitar emendas no teto e reduzir a chance de remendo. Isto facilitou a instalação elétrica.
Pintura- o teto gastou mais tinta do que o esperado. 2 galões de tinta para cozinha. O teto da área da copinha estava bem caracachento e dei um toque de massa nele para igualar a textura com o drywal novo. Nas paredes um galão de tinta também para cozinha. Um custo de mais ou menos $150.
Exaustor- compramos um com dois motores e a'rea de exaustão do tamanho do fogão. O desenho dele é bem convensional. A potência é de 450 CFM ( pé cúbico/minuto). Isto fez uma enorme diferença no cheiro da casa durante a hora de preparar refeição.  Custo - $ 540 muito bem pago.
Backsplash- além do mármore que comprei junto com abancada, comprei uma peça decorativa para colocar em frente ao fogão, rejunte e um líquido para impermeabilizar o rejunte e o mármore e cola para ajulejo. Isto aumentou o meu custo em $230. Cerca de 8 horas de trabalho do marido para assentar o backsplash e umas 3 horas minhas , para fazer o rejunte, limpar e impermeabilizar. 
Custo total =  cerca de 7500 ( afinal tem sempre as pequenas coisas que a gente compra e esquece). Teve os ajustes da instalação hidráulica que agora não me recordo quanto foi, mas são peças barato.

Eu adorei os resultados obtidos com o orçamento que eu estava disposta a gastar. Minha casa está agora homogênea. Por todo cômodo que andamos mostra que a casa vem sendo cuidada e está toda no século 21. Adeus anos 90!
Um vizinho renovou a cozinha dele depois que iniciei a minha. Trocou tudo ( minto- o piso ele já havia trocado antes)  mudou disposição de eletrodomésticos na cozinha, aumentou área de armário e bancada. Trouxe uma firma para projetar a cozinha. Ficou um espetáculo! Custo final $42 mil.





4 comentários:

Kantynho disse...

Ficou muito bom! Parabéns!

Anônimo disse...

Oi Marden,

Gosto muito do seu blog e do seu trabalho.
Moro em mississauga e estava pensando em botar granito na minha cozinha, será que vc pode me dizer onde conseguiu esse preço?

Parabens pela renovation!!!!

Bjos

Monique

MARDEN BASTOS disse...

Claro Monique. Depois da minha casa já passei este contato para váris pessoas pois o preço da empresa é bem bom.
A empresa se Chama For Stone e fica em Concord ( GTA). Telefone 1416 887 6701 ou 1416 710 7744 e a pessoa se chama Samir.Eles foram bem precisos comigo e com outras 4 pessoas que conheço. No meu caso prometeram entrega para 14 dias e cumpriram. Não foram exatos na hora, mas entregaram e instalaram no dia combinado.

Anônimo disse...

Obrigado pelas informaçoes Marden!

Bjs,

Monique

BlogBlogs.Com.Br