BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







quarta-feira, 13 de abril de 2011

Evite Dor de Cabeça na Hora da Reforma ou Construção

Construção é construção em qualquer lugar! Reforma também! E os profissionais desta área, seja no Brasil ou no Canadá, tem o grupo do bem e o grupo da maladragem.  Enquanto morei no Brasil eu fiz muita construção e reforma. Passou pela nossa casa uma infinidade de pedreiros, ajudantes, carpinteiros, pintores, encanadores, azulejista, etc. Tive boas experiências com dois carpinteiros que fizeram o telhado de duas casas, mas já o que refez meus armários fez um serviço porco. Tive um pedreiro bom mas que era teimoso. Outro que era regular, mas só acatava as ordens do meu marido. Outro que trabalhava direitinho, mas por fim começou a enrolar o serviço. O encanador fez uma tubulação de cobre para  gás de cozinha,  que passava debaixo do piso do meu quarto e me disse que não precisava testar pois ele já fazia aquilo há 30 anos e eu disse que só pagava depois de testado na minha presença. Ele me disse que não tinha como testar. Tivemos diversas discussões e depois de duas semanas na hora do teste houve vazamento. Eletricista nunca pagamos pois meu marido fazia. Pintor tive alguns bons e o último foi um picareta de mão cheia. O azulegista fez um serviço rápido, bem feito, deixava tudo limpinho,  não cobrava um exagero, não desperdiçava material e era criativo. Este ganhou bastante referência minha para familia e amigos.

Como em toda área existem bons e maus profissionais,
mas existem áreas que a concentração deles é maior. A construção civil foi premiada. Por ser uma área aonde a mão de obra desqualificada encontra lugar, aquele que fica desempregado logo vira servente de pedreiro. Até aí nada errado. Daí a pouco o camarada pega intimidade com a colher de pedreiro, a massa e o tijolo e acha que ser pedreiro é só isto e sai dali e se oferece em outro lugar , já fazendo um upgrade na carreira. Sem a menor noção do que é esquadro, prumo, proporção de um cômodo e tamanho de janelas ( afinal quanta casa é construída pelo projeto arquitetônico do dono do imóvel, sem nunca ter visto um cálculo de estrutura, noções de estética e vai por aí a fora) lá vai ele metendo tijolo sobre tijolo, pedindo material a revelia como se o dinheiro do dono da casa fosse capim.

Não é novidade que as estatísticas brasileiras mostram que uma obra no Brasil tem cerca de 30% de perda. Isto é simplesmente absurdo, inadimissível! Pensando nisto eu fico imaginando as cifras de aumento no custo de um imóvel agora que a demanda está maior.  Nos últimos mêses a midia tem falado no aumento de preços de imóvel em geral no Brasil. A demanda cresceu e os preços cresceram mais. Pensando assim, se controlassem as perdas, melhorássemos a produtividade, acabasse coma enrolação, quanto seria o reflexo nos preços finais do imóvel.
Aqui no Canadá o método de construção é bem diferente. As obras são mais rápidas e apesar do frio, a construção civil não para no inverno. As perdas são pequenas e existe muita recliclagem de material, seja ela concreto, madeira. Compra-se madeira mais ou menos na altura que se quer o pé direito da casa e isto inclui o drywall que acaba formando a paarte externa da parede. Janelas e portas seguem de certa forma uma padronização. Acabamentos'variam mas não são de estilo volátil.
A começar que pouquissimas pessoas compram um lote e fazem a sua casa, a maioria compra uma casa na planta, direto da construtora e a recebe depois de alguns meses, prontinha para morar, totalmente financiada ou a compra de segunda mão e tamb;em financia. Como as construtoras compram por atacado o custo do pé quadrado construido acaba sendo mais barato.
Desde que me mudei para cá acompanhei indiretamente o mercado imobiliário. Primeiro comprando a casa, depois fazendo reformas e tomando o cuidado para não gastar muito e ultrapassar o valor comercial da casa no mercado. Hoje como corretora acompanho as oscilações de  mercado devido a fatores econômicos, revitalizações de áreas das  cidades e crescimento demográfico.
Embora no Canadá exija mais qualificação de profissionais em todas as áreas, existem profissões cuja exigência é apenas certificação feita  por cursos de curta ou média duração.  Mas é na hora da reforma, ou fazer uma adição ( o famoso puxadinho) é que muitas pessoas se deparam com os picaretas do mercado. O ideal é que você busque referência com amigos e colegas de trabalho. Isto ajuda a você a não cair na mão de qualquer um. As pessoas aqui se preocupam em indicar um profissional,  pois eles não querem complicação para o lado deles.
Se você precisa fazer um reparo, ou uma renovação, leia este artigo para saber separar o joio do trigo. Saiba como se proteger e não virar um cliente potencial de um reality show no ramo da construção civil.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br