BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







sábado, 23 de abril de 2011

Múltiplas Ofertas É a Realidade do Momento

O mercado de corretagem de imóvel é dinâmico e completamente sazonal. Um mês nunca é igual a outro e a realidade econômica do país  tem um reflexo imédiato no mercado imobiliário.
Uma vez que a neve começa a derreter, o mercado imobiliário começa a aquecer.
A realidade atual é que temos um baixo inventário de imóveis em várias áreas e aqueles novos que entram no mercado, se estiverem em boas condições, na faixa de preço certo, estão recebendo múltiplas ofertas.
O que significa isto? Para aqueles compradores que estão em busca de um imóvel é hora de estabelecer prioridades e agir rápido.
* Estabeleça a faixa de preço que você realmente pode arcar com os pagmentos. Converse com um mortgage broker e estabeleça, baseado em sua renda, qual o valor de financiamento que o banco aprovaria você. Só procure casas na sua faixa de possibilidade pois as vezes 20 a 50 mil a mais pode significar grandes mudanças  em layout  e acabamento que cria enormes expectaivas quanto ao tipo de imóvel.  Não existe nada pior do que criar um alto padrão comparado com aquilo que você realmente pode comprar.
* Estabeleça a sua lista mínima de prioridades em sua nova casa. Ex: 3 quartos, 1 garagem, conceito aberto, região do parque X, valor Y. Quanto mais critérios você cria, mais difícil de achar o imóvel que lhe atenderá.
* Assim que você achar a casa com as características que você quer, faça logo a oferta, pois neste momento do  mercado,  o quanto antes você fizer, diminuem a sua chance de ficar em competição com outros compradores. Quando acontecem ofertas múltiplas geralmente o imóvel acaba sendo vendido por valor acima do pedido.
* Converse com  seu corretor qual o procedimento quando isto acontece e esteja preparado, pois  quando uma  múltipla oferta acontece, nem sempre você leva a melhor. Duas ofertas = 50% de chance, 3 ofertas = 33% e assim por diante. E quando 21 ofertas são registradas para uma mesma casa? Acha impossível? Aconteceu com alguém em meu escritório. E a casa foi vendida por 53 mil acima do valor pedido.

Portanto múltiplas ofertas pode significar:
- Pagar mais do que você quer para ter a casa que você gostou.
- Passar por um estresse maior do que o habitaul até a oferta ser aceita.
- Ou passar por todo o estresse e ficar com cara de tacho no final das contas,
- As vezes entrar em um leilão, se você quiser, quando o vendedor resolver voltar todas as ofertas para casa aguardando uma melhoria em condições.
- Correr o risco de mesmo tendo a oferta aceita, ter a casa avaliada pelo banco por um valor inferior ao proposto e ter que desenbolsar a diferença do seu próprio bolso, ou seja aumentar a entrada.

 Que você nunca passe por esta realidade!

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br