BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Alugar ainda no Brasil ou depois de estar aqui?

Muitas pessoas vivem este dilema quando chega a hora de imigrar. Alugo um imóvel enquanto estou no Brasil ou depois de chegar aqui?
A minha sugestão, para quem está no Brasil é reservar um hotel para alguns dias ou achar um apartamento mobiliado para férias ou temporada - aqui eles chamam de "vacation rental" para que você fique uma, duas , três semanas ou 1 mês. Geralmente estes apartamentos para temporada tem a mobília básica e capacidade para um número X de pessoas. Alguns permitem animais, outros não. Geralmente o pagamento é adiantado e sai um pouco mais caro que alugar um apartamento definitivo, mas, mais barato que um hotel, e com cozinha, o que lhe dá a opção de fazer suas refeições em casa e  baixar os custos.  Se você agradar do local e do imóvel tem a chance de negociar com o proprietário um valor mensal mais satisfatório. Se não gostar ou se não for apartamento para locação mensal, você terá tempo, para escolher cuidadosamente um imóvel e poderá visitar cada um deles  antes de fazer um contrato definitivo. 

A não ser que você esteja recebendo a ajuda de um amigo. parente ou profissional na hora de alugar, fazer um contrato longo baseado apenas em descrição pode ser um risco. 

Porque não aconselho a alugar o apartamento definitivo ainda estando no Brasil:
1- As vêzes as descrições são maravilhosas e as fotos enganadoras. Você pode levar pato por lebre! 
2- Você não conhece a cidade e não sabe a distância entre o imóvel e os meios de transporte e não tem a menor idéia da vizinhança. Isto é mais válido para as grandes cidades. Cidades do interior não faz muita diferença. 
3- Você não sabe em que cidade ou canto da cidade  vai arrumar emprego. Imagina se planeja ir para a cidade A e arruma um emprego na cidade B. Uma vez que você tem um contrato assinado por um ano, repassar o contrato pode ser uma dor de cabeça a mais para negociar. Alguns proprietários aceitam transferir  o contrato após aprovar o novo inquilino, mas  a maioria mantém os dois nomes até que o contrato expire. Se o segundo inquilino falhar no pagamento, o primeiro  entra na jogada. Entretanto o maior erro que um imigrante pode fazer, é  inaugurar a lista de maus pagadores em terra estranha.
4- Existem fraudes em terras canadenses. Não são frequentes, mas  o maior alvo são clientes via internet. São anúncios de falsos proprietários em sites de anúncio grátis. Veja meu post sobre fraude em aluguéis para ver como acontece.
5- Se você vem com família existem outras amenidades importantes na hora de considerar um aluguel. Nem sempre a descrição "walking distance" é tão perto quanto descrito para uma criança ir a pé para a escola no inverno, ou voltar carregado do supermercado. 
6- Você corre o risco de fazer um depósito de garantia em algo que não satisfaz , que não é exatamente o que você espera ou que nem existe. Portanto nunca pague o mês todo, negocie sempre um valor pequeno, tipo 25% para o depósito e pague o restante em dinheiro quando chegar.
Eu particularmente alugo sempre vacation rental nos links que passei no post  " Estadia Temporária" pois eles são websites pagos. Geralmente não procuro nada em classificados gratuitos pois a chance de cair na mão de um picareta é maior. Nunca tive problema de alugar coisa que não existe pois eu ajo com cautela. Mas existe sempre um risco.
Verifico se o anúncio aparece em mais de um site  pago ( geralmente quando se trata de algo sério o dono faz propaganda paga). Verifico a foto do lugar  e se tem endereço, vou no Bing e Google Earth e vejo no sistema 3D se a foto é condizente com o endereço.  Entro em contato com o dono  por email e peço o telefone para falar pessoalmente. Verifico o número no site Canadá 411 : em nome de quem está e o endereço. Se o endereço não for na mesma cidade, durante a conversa procuro colher informações que me deem mais segurança. Procuro sempre lidar com a pessoa cujo nome seja o mesmo do email e o mesmo do telefone. Se o anúncio não tem foto eu nem olho. Dou preferência para aquelas propriedades que tem calendário de disponibilidade, boa descrição, fotos e reviews e procuro olhar as mais antigas para ver histórico. Jogo o endereço da propriedade no Google para ver se aparece algum comentário negativo fora daquele site. Faço depósito de um valor pequeno , via banco e só em nome da pessoa que conversou comigo ou em nome de empresa. Quando se trata de empresa eu verifico dados na internet.

Você pode evitar cair em arapucas tomando devidos cuidados. De mais a mais alugando por longo tempo algo que você não viu corre o risco da propriedade não satisfazer, ou é longe demais, em más condições, ou mau localizado, caro para a área, etc. Comigo por exemplo, eu fui visitar uma casa para um cliente inglês que iria se mudar para a minha cidade. Ele me contratou, enviou os endereços que se encaixavam na sua lista, cujas fotos eram ótimas, bem localizadas, bom preço para que eu escolhesse o melhor imóvel para alugar. Entretanto uma das casas tinha uma grande infiltração no basement com fortíssimo cheiro de mofo e esta era a casa da escolha dele. Após passar minha impressão do imóvel, este endereço foi descartado. 

Como corretora em cidade pequena, alugar via live com o cliente é uma opção. Faço a seleção dos imóveis e visito os mesmos e repasso ao cliente a minha impressão física do imóvel. Apresentação, conservação, cheiro, localização, astral da vizinhança são coisas que só estando presente para avaliar. 

No meu post Estadia temporária tem vários links para alugar imóveis por alguns dias em várias cidades do Canadá.


6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Marden, Meu nome é Claudia...Estou indo em abril próximo e esse está sendo parte do meu dilema. Como eu acho esses "vacation rental"? Pesquisa simples na Internet? Teria algum site para indicar? Você recomendaria homestays para as primeiras semanas? Estou pensando nessa hipótese como a mais viável por enquanto... Obrigada desde já, Claudia

MARDEN BASTOS disse...

Olá Cláudia,
No meu post "Estadia temporária tem vários links para os "vacation rentals" em diversas cidades canadenses. As Homestays são uma opção boa quando você vem sozinha ou acompmanhada de outro adulto, pois tem custo baixo e enquanto você se familiariza com a cidade, tem tempo para procurar um apartamento para alugar na base mensal ou fazer um lease quando for conveniente. Quando se trata de família com crianças, na minha opnião, um apartmento ainda que pequeno dá aos recém chegados um pouco mais de privacidade.

Lupatinadora disse...

Uma colega de faculdade do meu marido perdeu $700 pois fechou um contrato temporário de um mês pela internet. Eles chegaram do México e o lugar não existia, sorte que a universidade conseguiu uma vaga pra eles num alojamento.

Fica a dica - se tiver que pagar algo adiantado, nunca pague integral e jamais use transferências como Western Union.

Anônimo disse...

Olá Marden,
Obrigada pela resposta. Achei os links e dei uma olhada em alguns sites. Mas na verdade, não tenho filhos, e vou com meu marido, então acredito que a homestay estará de bom tamanho nas 2 prmieras semanas. Depois lá, quero ver se procuro pessoalmente por um vacation rental por uns 2, 3 meses até achar nosso canto "definitivo".
Obrigada! Claudia.

Anônimo disse...

Oi Lupatinadora,
Obrigada pela dica!
Claudia.

Drinho e Nessa disse...

Ola Marden, tudo bem?
Ficamos muito felizes com sua visita ao nosso blog. Sua sugestao eh muito bem vinda e acima de tudo, reflexiva... obrigado por nos lembrar de principios tao importantes... Queremos sempre praticar a Generosidade, Mansidao, dentre outras caracteristicas do cristianismo!!!

BlogBlogs.Com.Br