BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pequenas Mudanças, Grandes Resultados

Eu sempre fui uma pessoa dinâmica, gosto de mudar coisas de lugar e dar cara nova aos ambientes e muitas vezes aos objetos. Já que não dá para comprar móveis com frequência, mudar objetos de lugares, mudar as cores dos acessórios pode causar grande impacto. Além disto eu acho que a reciclagem é algo importante nos dias de hoje, tendo em vista a grande geração de lixo e a necessidade de preservar o meio ambiente.
A pergunta é: você tem um orçamento para trocar tudo, ou você tem um pequeno orçamento?
Quando o orçamento é curto e a vontade de revivar  ou modernizar um ambiente é quase um ultimatum, veja as mudanças simples que você pode fazer e mudar a aparência de uma ambiente e trazê-lo para perto do ano em que vivemos, sem fazer um empréstimo em banco ou atolar em dívidas no cartão de crédito.

No Canadá, ao contrário do Brasil, os novos loteamentos raramente vendem lotes. Eles vendem diferentes modelos de casas adequados aos tamanhos de lotes disponíveis naquele loteamento. Portanto quando visitamos uma vizinhança podemos ter uma área de casas novas ao lado de outra, com casas construídas em outra época completamente diferente. Pelo  estilo externo podemos mais ou menos dizer quantos anos tem a casa. Entretanto muitas destas casas foram modernizadas e mesmo estando numa área mais velha, internamente elas podem ser completamente modernas.

Cozinha e banheiro são as partes da casa que mais denotam a idade do imóvel. Qualquer mudança nestes ambientes visivelmente muda a cara da casa. E as cozinhas e banheiros das casas canadenses são geralmente bem simples, não tem azulejo nas paredes de toda area, as bancadas em sua maioria são de melamina ou fórmica, piso em cerâmica ou vinil ( em casas mais antigas ou de custo mais baixo).  Na cozinha, quando tem ajulejo, é ao redor da bancada e no banheiro tem na área do chuveiro e ao redor da banheira.  E este é o padrão. Quando alguém compra a casa na construção pode pagar extra e fazer algumas mudanças, mas isto pode representar um aumento grande no valor da casa.
Aqui estão algumas dicas para modernizar cozinha e banheiro:
* Se a sua cozinha é dos anos 80 ou 90,  seu armário é de carvalho,com puxadores dourados, com acabamento em verniz numa cor quase natural e amarelada , você pode trazê-la para o século 21 , removendo o verniz e resinando a madeira numa cor marrom ou marrom avermelhado e aplicando o acabamento em poliuretano para dar resistência. Se as linhas do armário são retas, use puxadores mais modernos e retos em cromo ou aço escovado. Se as linhas forem arredondadas você pode escolher os tipos acobreados e  latão envelhecido que caem bem.
* Se você prefere cores sólidas ao invés de madeira natural, uma pintura com tinta própria para armários com acabamento em melamina oferece resistência suficiente para cozinha. O cuidado que se deve ter é remover muito bem a gordura da madeira usando um bom desengordurante, passar uma lixa fina em toda a madeira antes de aplicar o selante e a tinta. Usar sempre rolos de cerda acrílica ou espuma fina pois dá um acabamento mais delicado. Aplicar sempre na direção da fibra da madeira para um acabamento mais profissional. Se houver resquício de gordura,  a tinta começa a descascar em pouco tempo. Se você está pensando em pintar de branco, evite o branco puro. Use o que eles chamam de off-white pois a chance de amarelar é menor.Use um bom selante ( primer) e antes dele, esmere na limpeza da gordura.
* Se você quer um acabamento tipo madeira, mas que as fibras da madeira fiquem menos salientes, a opção é usar resina a base de água, lixar entre cada camada de resina, e após atingir a cor que deseja, aplicar acabamento protetor em quantas demãos for necessária até atingir o resultado que você deseja ( geralmente duas ou três), sempre usando uma lixa fina- 220, entre as demãos. Um acabamento com menos brilho tem um apelo de modernidade.
* Coloque acessórios de iluminação tipo spots embutidos, pingentes sobre área de bancada e use acabamento da iluminação acompanhando o material dos puxadores de portas.
* Se as bancadas forem retas , em melamina  e contra a parede, elas  podem ser facilmente trocadas e trazer a cozinha para os anos 2011, apenas usando bancadas em estoque nas lojas de material de construção que custam cerca de 150 a 200$ a peça de 2,40 metros ( depende do fabricante, cor e estilo da estampa).   Entretanto se as bancadas precisam ser feitas sob encomenda e o custo é alto, e seu orçamento não permite por agora ou  se a cor for terrível, uma alternativa é pintar a bancada com tinta para melamina numa cor que combine com seus armários. A tinta deve ser aplicada com rolo de espuma fina e dá um ótimo acabamento. O custo para pintar uma bancada é em torno de 15 a 20$. Provavelmente uma nova camada de tinta deverá ser aplicada a cada 6 mêses a um ano, dependendo do uso e dos cuidados que você terá com a bancada. Mas a tinta seca rápido e o resultado compensa, principalmente quando a bancada tem cor feia, está manchada, tem pequenos danos que a tinta ajuda a mascarar.
* Sanca de madeira ou MDF traz requinte ao ambiente.
* Rodapés mais altos e moldura de porta mais largos também modernizam o ambiente.
* Se você vai comprar seus eletrodomésticos básicos( geladeira, fogão e lava louça,) tente comprá-los em aço escovado.
* Se os seus armários não vão até o teto e não há "bulkhead" ( aquela caixa rebaixada ao redor da área da cozinha, no teto , feita para esconder canos ou apenas delimitar a área), coloque sanca na parte superior do seu armário.

Banheiro:

* Se o piso for vinil inteiro, a colocação de vinil ou cerâmica com padrão mais moderno, em placas traz o ambiente para os dias atuais a um custo mais acessível e com pouco trabalho. Procure sempre usar cores mais neutras em tudo que for fixo na casa ( piso, louça)
* Trocar o armário e a bancada são opções que podem mudar completamente o visual do seu banheiro. Tudo depende de seu orçamento.
* Se o orçamento é curto e o armário está em boas condições troque a bancada por outra de melamina ( de 90 a 150$ em média), ou granito se o seu bolso permitir ( 300 a 500$ em média), comprado direto dos estoques de lojas. A IKEA também tem bancadas modernas a um custo relativamente acessível.
* Se o vaso está machado, é do tipo que consome muita água, troque por um modelo mais econômico. Além de verificar o consumo de água, existem modelos com maior eficiência que outros em termos de vazão.
* Espelho e luminária dos tempos do construtor geralmente são as mais barato possível -- espelho sem borda, colado na parede e luminária de camarim ( aquelas de metal com a lâmpada aparecendo.  Um espelho com uma moldura larga ( se o espelho for grande) e uma luminária moderna  irão rejuvenescer o ambiente. Espelhos em casas de artigos de decoração geralmente custam mais barato que em casas de construção. Procure na Winners, Zellers, Home Sense, Jisk, Home Outfitters, Canadian Tire e outras lojas do gênero.
* Um novo conjunto de acessórios para toalha, papel higiênico e torneira podem completar a mudança.
* Novo conjunto de saboneteira líquida e porta escova  e novas toalhas dentro da palheta de cores que você escolheu vão salientar o seu trabalho.
* Para um aspecto mais chique, mantenha uma palheta de cores  adequadas.
* Na hora de escolher cores para a parede, lembre-se: banheiro são espaços geralmente pequenos e com janelas pequenas. Cores claras vão ampliar a sensação de espaço. Não se esqueça de pintar portas, molduras e rodapés.
* Existem lojas de ponta de estoque e lojas que vendem artigos com pequenos danos, que costuma vender armários de banheiro com bancada por preços bem mais convidativos que nas lojas de material de construção. Além disto eu já vi este tipo de bancadas na Winners, Home Sense, no flee market de Pickering, Liquidation World e outras lojas pequenas na região onde moro.

Bathroom Makeover

Antes ( quando comprei a casa, no dia da inspeção) .
Convivi com este banheiro sem graça por 4 anos.( claro que sem estes tapetes verdes acompanhados da cortina verde e blinder metálica verde que o antigo morador usava no dia que tirei esta foto. Ah! e sem este vaso azul e branco que escondia uma mancha na bancada)







             Depois

Este bathroom makeover foi feito num final de semana. Em 2007 meu marido e eu resolvemos dar uma repaginada no banheiro principal.
* O armário foi trocado com o do outro banheiro pois este estava em melhor condição e tem linha mais reta.
* A bancada foi feita usando plywood, ciment board e placas de 30X30 de granito. A borda foi usado pastilha de vidro, que também foi usado para fazer a moldura do espelho original.+- $120, 
* A cuba de inox martelada e a ducha externa foram trazidas do Brasil a um custo de aproximadamente R$200,00.
* A luminária teve um custo de +- $23 dólares.
* Porta toalha e porta papel higiênico foram trocados +- 75 $
* Tinta +- 40$
* Acabamento da ventilação +- $8,00
* Torneira  +- $ 55
* Blinder +- $110
* Nicho decorativo de madeira  e tela de metal cromado +- $40

2 comentários:

Diário Canadá Brasil disse...

Nossa! Marden, além de corretora é uma decoradora, rsrsrs
Amei as dicas!

abração,
diariocanadabrasil.blogspot.com

MARDEN BASTOS disse...

Olá Diário Canada Brasil, para quem já mora ou veio ao Canadá, sabe que os banheiros canadenses em geral fazem o nosso queixo cair, mas de desapontamento. Em geral são bem simples. E mesmo nas casas de valor comercial mais caro, são raras as que tem um banheiro realmente bonito e quando tem, foram renovados pelos donos e não colocado pelos construtores. As dicas são realmente para transformar os banheiros muito simples em algo mais moderno e aprazível. Decoradora até que não, mas Home Stager e Home Redesigner serei em breve pois estou no meio de um curso, e assim que terminar devo começar o curso de Interior Design.

BlogBlogs.Com.Br