BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







domingo, 30 de janeiro de 2011

Onde Vou Comprar a Minha Casa?

Comprar uma casa é geralmente um dos maiores investimentos que uma pessoa comum faz em sua vida. e nada mais normal que a pessoa ter dúvidas e se sentir bombardeado por uma série de perguntas.
Os aspects físicos de um imóvel no Canadá são bem diferentes dos imóveis do Brasil e vários fatores influenciam a decisão. Além disto a opinião de diferentes pessoas leigas no assunto acabam deixando o comprador confuso.
Estas são sugestões que faço aos meus clientes quando vamos em busca do seu primeiro imóvel no Canadá.
1°- Converse com um mortgage broker, seja ele do seu banco ou alguém indicado pelo seu corretor de imóvel, para saber qual a faixa de financiamento que você seria aprovado. Não existe nada que dificulta mais encontrar uma casa, do que você achar que seria aprovado para um valor X e na realidade sua faixa ser mais baixa. Ai você vê diversas casas num patamar mais alto e cria um padrão mais elevado. Numa faixa de 400 mil, 50 mil a mais ou menos pode fazer uma grande diferença! Só visite casas na sua faixa de compra ou no máximo uns 5% acima. Eu pessoalmente prefiro começar pelas casas da faixa inferior quando há um grande inventário, pois desta forma há grande chances que encontrar uma casa que caiba em seu bolso, com muitas características desejadas,  sem que o seu bolso seja delapidado. Mas há momentos que o mercado está com baixa de imóveis e eu tenho que mostrar o que está disponivel. E nesta situação o futuro proprietário deve estabecer algumas poucas prioridades na sua lista.
2°- Defina quais as caracteristicas da casa que são imprescindíveis , desejáveis e bônus para você. Que a sua lista não seja grande , pois quanto maior, mais dificíl achar a casa que lhe satisfaça. Não existe casa perfeita! Talvez uma que você construir! Minha sugestão é que você comece com faixa de preço, número de quartos mínimo, localização ( bairro novo? bairro antigo?perto de escola? perto de highways? perto de GO, ou metrô ou onibus elétrico? qual a distancia de viagem até o local de trabalho?etc), que tipo de imóvel ( condomínio or propriedade livre? apartamento?  casa isolada?  geminada? complexo de casas? ), estilo de imóvel ( apartamento, casa de um andar, 2 ou mais?), tipo de escola ( pública católica ou não católica), perto de meios de transporte, etc
3°- Saiba que a idade do bairro vai determinar o tipo de caracteristicas da casa umas em relação às outras. Em bairros de faixa de preço menor uma diferença bem visível é o tamanho dos lotes e a proximidade das casas uma das outras. Não é regra geral, mas a maioria das construtoras atuais, devido ao objetivo dos governos das cidades de conter o crescimento horizontal, estão cada vez mais reduzindo o tamanho dos lotes e a distância entre uma casa e outra, muitas vezes não chega a 1, 5 metros.
4°- Nova ou usada? Casa nova o construtor pode por lei atrasar a construção por 3 vezes a uma tempo máximo de 18 mêses sem que, por esta razão você possa sair do contrato. Além disto você terá custo adicional de 13% de HST se a casa custar mais de 400 mil, e gastará no futuro com cerca, asfalto ou outro acabamento no estacionamento da casa ( não pode fazê-lo  no primeiro ano de construção por motivo de assentamento do terreno), embelezamento da entrada e do quintal e consrução do deck, conviver com  poeira e barulho de cons'trução por um período variável. Outro grande problema em casas compradas na planta, cujo modelo não havia uma casa construida e mobiliada para as pessoas terem uma noção exata do tamanho, e que as pessoas acabam não gostando da funcionalidade do imóvel. Uma das causas de venda de imóveis em zonas novas é isto e a segunda é que quem compra casas direto da construtora pode ser enquadradado num critério de financiamento mais arriscado ( que considera um percentual mais alto do salário) e quando precisam renovar o financiamento precisam ir para o agente financeiros convencionais que consideram uma faixa menor e então a renda não é suficiente.
Casas de revenda por outro lado tem as melhorias e depreciação dos anos. Os prós e contras deve ser avaliado por você.
5°- Quanto tempo você se vê morando nesta casa? A sua primeira casa não precisa ser definitiva, mas deve ser de um tamanho que permita uma mudança na família num período de tempo. Crescimento das crianças, nascimento de filhos, presença de um familiar para visita ou quem sabe morar com você por exemplo. Muitas vezes a primeira casa é apenas o primeiro pontapé para o futuro. Dái a alguns anos quando sua historia de crédito for melhor, seu salário maior, você possa partir para uma casa mais adequada ao gosto ou aos sonhos.
6°- Layout do imóvel- o desenho interno da casa é importane no dia a dia. Portanto veja se o tamanho dos cômodos principais ( na minha opinião cozinha, master, family e pelo menos um segundo quarto) tem um tamanho que acomodem bem a disposicão de imóveis). Veja também se acesso de um cômodo ao outro faz sentido apra você, se tem a privacidade que você gostaria.
7°- Garagem- Só estacionamento é suficiente? uma ou duas garagens?
8°- Esqueça o padrão de acabamento do Brasil. A realidade de construção no Canadá é diferente. De um modo geral a maioria das casas novas abaixo de 500 mil, na maioria das cidades canadenses vai ter acabamento bem similar: ceramica na entrada, banheiro, lavanderia e cozinha, carpete na escada, salas e hall, puxadores de portas dourados, ter o com acabamento de stucco, porta e rodapés brancos, bancadas de cozinha e banheiro em fórmica, armários simples e mais baratos. As construtoras podem oferecer extras tais como granito e piso de madeira, armários com melhor acabamento, mas esteja preparado para pagar alguns bons mil ( 10, 20 ou mais  ) pelo que você quer.  Já casas de revenda podem ter recebido melhorias.

2 comentários:

Diário Canadá Brasil disse...

Post nota 10!
Marden, bem que vc poderia ser a nossa corretora não é?
Te adoramos.

Abração.
Diariocanadabrasil.blogspot.com

Marden Bastos disse...

Olá Diário Canadá Brasil!Brigadão pela visita!
Se estiver vindo para a grande Toronto terei o maior prazer em ser sua corretora. Eu vivo um sonho junto com meu cliente! Comprar a primeira casa aqui tem o sabor de estar plantando as raízes! E como imigrante isto é uma vitória. Grande Abraço!

BlogBlogs.Com.Br