BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Inverno e Ar Seco

Com a entrada do inverno somos obrigados a ligar o aquecimento da casa e aí a umidade da interna baixa muito. Como consequência disto, acordamos no meio da noite com a boca seca, as vezes, pregada, rsrsrs, para ser sincera e pela manhã notamos placas de sangue no nariz. Sem falar da pele ressecada e esfarinhando.
Para a pele seca, tomar um banho menos quente e usar cremes mais hidratantes e com teores de óleo para formar uma película protetora  funciona bem, entretanto cada um deve fazer a sua maratona particular para descobrir qual produto no mercado melhor se adapta ao seu tipo de pele.
Para o nariz ressecado eu uso quando necessário um produto chamado Secaris que também funciona bem. Mas para  a boca seca, não basta acordar no meio da noite e tomar água.
A instalação de umidificador seja portátil ou central é a solução melhor para manter a umidade da casa nos patamares saudáveis para o organismo.
Eu já possui três tipos:
Portátil com filtro e vapor frio. Este foi o melhor portátil  que comprei. Na época paguei uns 80 dolares num modelo maior para o meu quarto, pois devemos olhar a capacidade  de humificação do aparelho em pés quadrados.
Comprei um modelo que tinha três velocidades de humidificação, reservatório para uns dois litros aproximadamente e não era muito barulhento. O filtro era uma malha de metal que aglomerava o cálcio e quando a humificação ficava comprometida, era a hora de trocar o filtro. Geralmente um filtro por estação.

Portátil sem filtro e vapor a quente- Este modelo eu comprei para o quarto dos meus filhos, mas não gostei.
Em termos de humidificação ele era eficiente, entretanto por causa do vapor a quente, isto também aquecia o quarto. Quando estava muito frio não incomodava, mas quando o inverno estava acabando, e as noites eram mais quentes, os meus filhos reclamavam que o quarto ficava muito quente. Além disto era também mais barulhento. O reservatório não era tão grande e por causa do vapor a quente, consumira mais água.

Central com controle de humidade- Este é o modelo que temos atualmente instalado em nossa casa. Este é um equipamento que custa entre 300 a 500 dólares e deve ser instalado acoplado ao aquecimento central. O meu tem controle digital e existem modelos com controle manual de botão. O modelo melhor é aquele que dá a percentagem de umidade o mais preciso possível. Alguns dão valor em faixa aproximada e quando se usa por exemplo de 60%, você pode ter 58% ou 65%, nunca se sabe. Entretanto o excesso de umidade predispõe a formação de mofo, principalmente no ático.   O equipamento tem filtro que deve ser trocado de vez em quando, geralmente dura um a dois invernos. O modelo deve ser proporcional ao tamanho da casa

A vantagem do humificador central em relação ao individual é que se mantem a casa inteira com o mesmo nível de humidade. De acordo com sugestão médica o percentual ideal de umidade deve ser em torno de 50 a 55%. Acima de 60% aumenta a predisposição de desenvolvimento de fungos dentro de casa, principalmente em áreas de diferença de gradiente de temperatura( por exemplo- no teto próximo ao telhado da casa e no ático) .

Mas encontrei uma solução prática, barato e decorativa para controlar tudo isto- comprei uma peça que tem barômetro, termômetro e higrômetro tudo junto, na forma de um quadro. Quando vejo que a umidade está baixa, eu sei que meu humidificador não está funcionando. Vou ao basement e vejo se o filtro está bloqueado de cácio e troco, ou a água de abastecimento pode estar desligada, ou ainda a energia desligada.

A vantagem que achei de instalar o umidificador central foi:
* Não tenho barulho no quarto.
* Gastei o equivalente ao dobro de aparelhos individuais, mas tenho a casa toda com o mesmo gradiente de umidade.
* Não tenho que me preocupar em repor água nos reservatórios.
* Só tenho custo de reposição de um filtro por ano.
* Não tenho a preocupação de ter três equipamentos elétricos ligado a noite toda principalmente em quarto de filho.
* Mantenho a integridade do meu piso de madeira que não sofre com expansão e retração, criando gretas durante o inverno. Também não tenho aquela estalação de madeira durante  a noite. Além disto evito o ressecamento  da pintura, das fitas de drywall que acabam se soltando também pela falta de umidade.
* Quando tenho visita, não me preocupo mais em ter um aparelho extra.

Tenho e recomendo. Saiba que o excesso de umidade assim como a falta são prejudiciais a sua saúde assim como a saúde da sua casa, as vezes até do seu bolso. 
Se você mora em apartamento alugado, compre um portátil. Mas antes de comprar dê uma pesquisada em preços e leia as reviews dos modelos escolhidos. Se a casa é sua, vão ser doláres bem empregados na saúde da família e da casa também.


5 comentários:

Filipe Moreira disse...

Olá Marden!

Fico impressionado como o seu blog e suas postagens são importantes e úteis a todo tipo de público.

Ainda estou no Brasil, e acompanho sempre suas ótimas postagens, e já guardo essas informações sempre comigo!

Parabéns pelo ótimo trabalho!

Abraços.

MARDEN BASTOS disse...

Olá Felipe,
Obrigado por acompanhar o blog e externar sua opinião sobre o meu trabalho.Espero que estes posts possam lhe ajudar quando aterrizar em terras canadenses.
Felicidades

Lupatinadora disse...

Eu comprei um sem filtro pensando em economizar na troca dos filtros, agora minha casa fica coberta por um pózinho branco, que é o resultado da água evaporando.

Mas sou mais pó branco que nariz seco!

MARDEN BASTOS disse...

Lupatinadora,

Faça uma experiência. Use água destilada no seu umidificador e veja se o pó branco continua. Eu suponho que este pó branco é algum tipo de sal de cálcio. Mas concordo com você! É preferível acordar bem pela manhã e limpar o pó da casa quando der.

Anônimo disse...

Marden,

Parabens mesmo pelo seu blog, agora que eu descobri ele, já o add nos meus favoritos e é leitura obrigatoria todos os dias, como pretendo imigrar em 2012 ja está me ajudando bastante.

Rodrigo Brum
Recife-PE

BlogBlogs.Com.Br