BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Renovando a Cozinha

Se um dia voce estiver procurando uma casa para comprar  no Canadá e deparar com uma casa bem localizada, com um layout bom, do tamanho que você precisa e que está na medida do seu bolso, mas tem uma cozinha horrosa ou um banheiro perdido no tempo, não se desespere. Tem solução! Pode custar caro se você nao souber fazer ou se tiver gosto muito arrojado, mas existem empresas que fazem o trabalho para diversos gostos e orçamentos. Mas se você souber ou se dispuser a fazer o custo pode ser reduzido a quase a metade ou menos.
Banheiro e cozinha podem adicionar valor a uma casa ou simplesmente jogar uma venda no ralo. Padrões  " demodê", papel de parede, falta de claridade, layout sem funcionalidade, falta de eletrodomésticos essenciais ( no Canadá lavalouça é considerado essencial na cozinha), falta de armários são comentários que sempre ouço dos clientes quando eles olham uma casa. Armários na cor branca também não é o preferido por eles, acham que suja muito.
O que vejo hoje nas construções modernas sao armários na cor de madeira, com tons amarronzados ou marrom avermelhado, caramelo, linhas retas,  puxadores de metal cromado, latão envelhecido ou aço escovado, cerâmica  ou porcelana neutra ou madeira, bancadas de fórmica imitando pedra,  ou granito, ou quartzo sintético ( embora estas últimas opções são mais caras e só vejo em casas de padrão mais alto, ou casas que foram renovadas),  e em alguns casos bancadas com " butcher block" ( bancada de acougueiro).
 A iluminação varia muito, desde o estilo murano, calhas fluorescentes,  iluminação embutida e pingentes nas bancadas, e candelabro na área da copa. Os eletrodomésticos preferidos são os de aço inox, mas na falta deles os de cor preta e branca são os populares.
A renovação de um banheiro com padrões simples de acabamento pode custar no mínimo uns 5 mil aqui. E uma cozinha vai custar uns 25 mil a mais. Tudo o que involve mão de obra no Canadaácusta caro. Uns conhecidos  nossos estão fazendo o orçamento para renovar a cozinha deles.  A cozinha deles tem cerca de 3,80 por 3 metros. Eles querem trocar os armários mas como querem aumentar a altura em duas polegadas, o que sai fora do padrão de mercado, todos os armários terão de ser customizados. Se eles comprarem o tamanho 30, 36 ou 42 polegadas de altura, o custo deles reduziria cerca de 30%. Como tem que fazer nova instalação elétrica para a iluminação para debaixo dos armários, trocar um cano de lugar, mudar o tubo de ventilação do exaustor e eles querem uma empresa que faça tudo, e os srmários serão de 39polegadas, o orçamento é de 25 a 35 mil, dependendo do tipo de madeira e design que eles escolherem.
Já um casal de amigos renovou a cozinha deles agora. A cozinha tem cerca de 2,80 por 3 metros. Eles compraram os armários no IKEA por cerca de 4 mil. O granito ficou em torno de 2 mil. O piso na faixa de 35$ o metro. A diferença e que eles fizeram todo o trabalho. Desmontaram a cozinha velha e despacharam para o lixão. Instalaram o piso flutuante.  Montaram os armários e instalaram na parede. Depois de tudo no lugar, chamaram a empresa do granito que veio , mediu e uma semana depois vieram instalar a bancada. Nosso amigo refez a parte hidráulica e elétrica ( mudar caixa de um lugar para outro) . Depois o back spash e tudo pode voltar ao lugar.  Ficou  muito bonita! E na fritada dos dólares uns 7 mil.
Como se n!ao bastasse a correria que e o fim de ano meu marido e eu também fomos mordidos pelo bichinho da renovação. Resolvemos retirar a cor dos nossos armarios de cozinha pois a pintura estava descascando e amarelando ao redor dos puxadores. A renovação da cozinha está nos nossos planos desde que compramos a casa pois ela é de um mau gosto fantástico, mas como tudo está em bom estado e funcionando, fomos fazendo o que era prioridade em outras partes da casa.
Mas agora, depois de remover as duas camadas de tinta das portas e deixá-las na cor natural do carvalho chegamos a conclusão que colocar no lugar e desmontar de novo ano que vem, iríamos acabar fragilizando os gabinetes pois eles são feitos de aglomerado ( quase todos são de aglomerado ou MDF).
E então " já que " estávamos com a cozinha  meio desmontada, resolvemos transformar a casa de vez num acampamento. Desmontamos o resto e começamos a arrancar o piso de cerâmica para trocar. Mas vejam vocês se não era merecido: o piso da entrada, cozinha lavanderia e lavabo era num padrão de xadrez de tabuleiro feito com uma cerâmica rosa e outra azul esverdeada, com bancada de fórmica rosada. Quando comprei a casa a parede era amarela, pintei de verde, depois pintei de azul, mas me recuso a pintar de rosa.
Depois de assentarmos a metade do novo piso de porcelana ( imitacão de mármore beige bahia) quando os dois pisos ficaram lado a lado meu marido me disse que o piso antigo era deprimente e como a gente  pode suportar isto por 7 anos. Bye, bye piso cor de rosa, mande lembranças ao piso verde-azul!
Hoje olho a cozinha , ainda com metade das coisas para voltar ao lugar e vejo como construção e refoma aqui ainda e mais fácil que no Brasil. Derrubamos a metade do teto e refizemos a parte elétrica, removemos uma espécie de rebaixamento na área da cozinha que separava da área da copa, o que trouxe mais sensação de espaço e ao mesmo tempo modernidade ao ambiente. Aumentei o número de lâmpadas e coloquei uma lâmpada pingente em cima da bancada. Tudo isto no primeiro dia.  No segundo dia meu marido refez a parte hidráulica que antes passava dentro do armário tomando muito espaço. Hoje passa quase rente ao chão, debaixo do armário. Mudamos a cor da parede, vamos acrescentar um armário com bancada para lanche rápido. Agora vou poder colocar uma lixeira dupla de correr, pelo menos é o que espero
O serviço vai caminhando mais ou menos lento, afinal o maridão e eu só trabalhamos à noite e fim de semana, mas acho que mais uma semana e o essencial volta ao lugar.
Ah , vocês estão pensado: mas são vocês que estão fazendo? Sim!!!! Para arrancar 55 metros quadrados de piso me pediram 4 mil dólares. Desisti de ver o resto depois disto. Resolvemos então fazer nós mesmos. Compramos uma sacola que  equivale a uma caçamba para colocar entulho que suporta 1500 kilos, e hoje pagamos 180$  para remover o entulho.  Gastamos mais umas 2 hs e meia a 3 para arrancar e levar o entulho para caçamba. Gastamos 1200$ no piso novo de porcelana, 450$ de argamassa, 13$ numa caixa de luva, 63 $ em dois sacos  e uma caixa de rejunte, 50$ de material eletrico, 42 $ de peças hidraúlicas, 40$ de drywall, 100$ de tinta, 120$ de removedor de tinta ( para os armários) , $80 de resina e poliuretano . Ferramentas, o maridão tinha tudo, pois ele gosta de fazer coisas em casa.  Pelo jeito com os 4 mil que deixamos de pagar para arrancar o piso, dará para quase renovar a cozinha toda. Vou gastar mais é com o granito. Já fiz vários orçamentos e o preco vem só caindo de um lugar para outro. Definitivamente não dá para comprar no primeiro lugar.
A renovação não vai sair toda agora. Vamos deixar o granito e o back splach para março, afinal o bolso tem de respirar.
Depois coloco a foto do antes e do depois para vocês avaliarem o nosso trabalho e servir de inspiração a outros.

4 comentários:

Lupatinadora disse...

E dá-lhe HGTV e DIY Network!

MARDEN BASTOS disse...

Thanks God não é DIY desaster, rsrsrs. Apesar de eu adorar o programa, detestaria chamar o Brian aqui. Mas estou adorando minha renovação.Qualquer coisa é melhor do que o que eu tinha. Definitivamente eu deveria ter feito engenharia civil ou arquitetura.

Paola disse...

oi marden! foi esperar as fotos, viu!
beijos!

MARDEN BASTOS disse...

Oi Paola, minha enovação está meio que em passo tartaruga, mas as fotos vão sair. A troca do piso já fez uma incrível diferença no visual.Infelizmente não vai dar para eu fazer tudo de uma só vez. Com natal chegando vamos deixar a compra da bancada de granito e o back splash para março, afinal o bolso precisa de uma respirada. Mas a segunda melhor coisa que fiz na reforma foi a minha nova aquisição: uma coifa. Até que em fim nós acertamos na compra. Uma maravilha fazer comida e não ter cheiro pela casa inteira.

BlogBlogs.Com.Br