BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







segunda-feira, 26 de julho de 2010

Retirando "Popcorn " do Teto

"Popcorn" ceiling é aquele acabamento que podemos ver na maioria dos tetos das casas no Canadá, que nada mais é do que tipo de textura feita com alguma coisa que se parece farelo  grosso de isopor.
Este tipo de acabamento e usado normalmente para facilar o acabamento de dry wall nos tetos, pois o acabamento liso dá bem mais trabalho para não deixar ou pelo menos disfarçar imperfeições. É um tipo de acabamento aplicado com spray e quando apresenta algum tipo de dano, caso seja uma área extensa, fica difícil fazer reparo perfeito.Para mim pessoalmente este tipo de acabamento dá idéia de algo barato.
Há alguns anos atrás quando compramos nossa casa, havia três lugares cujo "popcorn"estava estragado. Na época foi nos falado que era algo fácil de arrumar, mas a questão é que fica com aspecto de reparo. Semana passada eu então resolvi arrumar o teto da sala de estar pois "aquele defeito" no teto estava me incomodando. os outros dois lugares eu retirei antes.

Já adianto aos que se aventurarem a fazer isto em sua casa: é facil mas é bem trabalhoso e faz muita sugeira. Mas o resultado final é muito melhor: um teto liso e fácil de pintar.
* Primeiro forre o chão do lugar com uma lona ou papelão tampando toda a estensão do piso.
* Pegue uma garrafa com spray e encha de água morna. Borrife a água no teto para umedecer o "porcorn". Dê duas a três borrifadas em cada lugar. Faça áreas pequenas, de aproximadamente 50 cms de cada vez. Borrife uma área e raspe a segunda enquanto a primeira amolece.
* Espere uns 5 a 10 minutos.
* Com uma espátula de metal, formando um ângulo bem pequeno vá deslizando a ferramenta no teto e o acabamento vai sendo arrando em placas, retirando o "popcorn" e a tinta juntos. Se as pipoquinhas estiver saindo e a tinta ficando é porque a umidificação não foi suficiente. Molhe novamente.
* Existe um sentido em que a remoção do acabamento é mais fácil que outra. Como você vai saber? Se na direção que você estiver raspando estiver ferindo o papelão do drywall, o sentido está errado. Seja cuidadoso, evitando ferir o drywall pois depois você terá de fazer esta superfície ficar suave novamente.
* Se a umidade estiver suficiente e o ângulo estiver correto, este acabamento ai desgrudar em placas. Tente que fique a menor quantidade  de irregularidade e resto de tinta.
* Espere as placas retiradas secar para remover do chão. Facilita um pouco.
* Depois de remover todo o acabamento do teto, espere o dry wall secar e dê uma lixada para remover o excesso de coisas deixadas para trás. Passe a mão pelo teto para sentir a aspereza do dry wall e lixe mais um pouco onde for necessário.Depois aplique uma camada de "compound ", que é um uma espécie de massa corrida, mas somente nas áreas que for necessário.
* Espere secar. Lixe. Retoque com "compound"aonde for necessário. Pegue uma lâmpada bem forte e direcione para o teto procurando por imperfeições. Aplique "compound" aonde for necessário e depois de seco, lixe.
* Quando estiver do jeito que você quer, aplique o primer, que é o selante  antes da pintura. Mas todas as imperfeições do teto devem ser tiradas antes, porque o selante ( primer) e muito dificil de ser lixado.
* Depois do primer você aplica a tinta para teto. Uma boa opção são as tintas com indicador ( azul ou rosa) porque elas facilitam ver aonde a tinta não foi aplicada corretamente, entretanto, este tipo de tinta não é recomendável para ambientes que recebem vapor como cozinha ou banheiro.

Se você quer evitar que o pó fino do compound se espalhe pela casa, a melhor opção e colar um plástico nas portas. Antes de aplicar a tinta, dê uma boa aspirada inclusive nas paredes.

Se for necessário pintar as paredes também, procure usar uma tinta com primer embutido. O custo é um pouco maior, mas o rendimento é bem melhor. Além disto a cobertura dela em cima de tintas escuras ''e bem maior, evitando uma mão extra de primer. Eu já tive a oportunidade de usar a marca CIL e Beer. As duas tderam ótimos resultados. Só para dar uma ideia, com um galão  de 3, 6 litros de tinta eu pintei uma parede de aproximadamente 2,30 X 12,00 m. Uma ademão foi suficiente para cobrir a cor anterior.

2 comentários:

Lupatinadora disse...

Uma amiga postou no facebook: does anybody know how to get popcorn off the ceiling e eu já ia responder "how did you get it up there in the first place", achando que uma panela de pipoca tinha estourado ou algo parecido :-)

MARDEN BASTOS disse...

Pois eh, agora você já sabe do que se trata. Se a sua amiga precisar das dicas, está aí tim-tim por tim-tim. Se fosse as pipocas mesmo, agarradas ao teto seria mais fácil e menos sujeira. Mas no final o resultado compensa.

BlogBlogs.Com.Br