BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







terça-feira, 16 de novembro de 2010

Novos Custos de Energia Vem Por Aí

O governo de Ontário deve liberar em breve a nova tabela com os custos de energia. Além do custo do kilowate mais caro, a implantação do “Smart Meter” que é um tipo de relógio eletrônico que medirá o consumo por hora, onde o consumidor irá pagar a energia em três faixas de preço dependendo do horário de consumo. Um terceiro fator que é a cobrança de HST sobre eletricidade. Juntos , este três fatores farão com que os custos de energia em Ontário suba nos próximos mêses quem sabe dias.

Aumento de energia com certeza vai gerar aumento em custo de aluguel principalmente de apartamentos e condos onde geralmente este custo está embutido. Custo de condomínio também deve ser ajustado assim que as corporações não puderem absorver o impacto. E com certeza custos de produção de muitos bens.

Nos últimos anos , desde o blackout de 2003, temos ouvido sobre o aumento da demanda de energia pelo crescente número de construção na região do “Horseshoe” ( região que vai desde Niagara até Kingston ao redor das margens do lago Ontário). Esta região concentra cerca de 20% da população do Canadá e muitas indústrias. Além disto não houve investimento em empresas geradoras de energia, alguns reatores na Usina de Pickering estão parados e o investimento para fazê-los operar é astronômico.

A maneira como a distribuição de energia vem sendo controlada é um tanto estranha a meu ver: o custo do kilowatt é mais barato para a indústria do que para as residências, entretanto em horário de alta demanda pela cidade , as empresas são avisadas que elas devem desligar os equipamentos em poucos minutos. Isto acontece frequentemente no verão, em dias quentes quando a demanda de ar condicionado aumenta muito. O que muitas indústrias fazem é permitir férias neste período, cortar turno diário e rodar com produção baixa e mais no horário da noite quando o custo de energia é mais baixo e a demanda é menor, entretanto o custo de produção sobe de qualquer forma.

The acordo com o artigo no The Globe And Mail de hoje, a medida que parece bem antipática pode gerar perda de popularidade do Partido Liberal. Entretanto com o preço da eletricidade congelada desde 2002 para residências e pequenos negócios, a realidade é que o consumidor tem usado sem sentir o custo real de energia nos últimos anos. E agora a paulada promete ser memorável.

Embora levará algums dias ou mêses até sentirmos o efeito deste aumento, acho que todos deveríamos começar a colocar em prática a nossa consciência ecológica, trocando lâmpadas incandescentes por econômicas, abrindo bem cortinas e persianas  para que a claridade do dia entre em nossa casa, usar cores mais claras em ambientes com janelas pequenas para aumentar a luminosidade, usar máquinas de lavar louça  e roupa  dentro da carga , mas mais cheia; colocar roupas de molho para que possamos usar um ciclo mais leve, etc. Existe sempre uma maneira de ajudarmos ao meio ambiente e ao nosso bolso ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br