BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







domingo, 19 de setembro de 2010

DIY e TLC

Estas duas siglas aparecem muito no setor imobiliário.

DIY- Do It Yourself ou seja faça você mesmo.

Varias lojas no Canadá especialmente no setor de construção oferecem  cursos para ajudar as pessoas em projetos DIY. Pintar, fazer deck, resinar e envernizar, instalar laminado e piso de madeira são tipos de projetos DIY que não são  nenhuma ciência de foguete. Em qualquer projeto é necessário capricho e quando se faz algo pela primeira vez, dedicar um pouco mais de tempo.Medir mais vezes, testar antes de começar pode lhe salvar material e dinheiro.

Aqui no Canadá, o imigrante vai perceber que o custo de mão de obra é muitas vezes o fator que pesa em certas obras. Se há como você fazer, há grande possibilidade de você  fazer mais obras com o dinheiro de uma, comparado ao preço pago aos especialistas.
Hoje com a facilidade trazida pela internet, há como ler e mesmo assistir a vídeos com tutoriais sobre diversos trabalhos.Seja lá qual for o seu projeto, comece primeiro com pequenos projetos até que você ganhe confiança num terreno novo. Se você é habilidoso e está acostumado a desafios, vá em frente.

TLC - Tender Loving Care ou seja necessita de cuidados.
Geralmente quando uma casa é anunciada como TLC, devemos ter em mente que ela está descuidada. Resta saber qual o grau de descuido. Como corretora eu já vi diversos tipos de TLC. Alguns que necessitavam de cuidados cosméticos tais como uma boa limpeza, uma boa pintura, troca de um carpete, uma reorganização da faixada ou troca de uma porta até TLC bem arrojado como renovação completa de uma cozinha e banheiro.

Handyman Special- Quando se vê este tipo de anúncio pode se  ter certeza de que a casa precisa de muito trabalho. Ideal para aqueles indivíduos bastante habilidosos e que estão buscando uma propriedade para fazer "Flip" ou seja renovar e vender. Geralmente este tipo de imóvel necessitar renovações em maior escala: troca de janelas e telhado, recolocação de pisos e paredes, etc. Já vi uma que tinha comprometimento estrutural grave e outras bastante detonadas pelos próprios donos. Este é o tipo de imóvel ideal apenas para profissionais do ramo de renovação.

Como corretora eu tenho visto muitos DIY mal feitos, muitos TLC que valem a pena porque para uma pessoa que gosta de pintar , envernizar, trocar um carpete ou fazer "updates"e trazer a casa para os dias de hoje. Para quem tem pouco dinheiro, mas tem habilidade e paciência certos imóveis caem como uma luva, pois podem ser adiquiridos e renovados ao poucos, tirando a pessoa do aluguel e em alguns anos a frente quando a situação financeira melhorar, vender e com a equity dar entrada num imóvel mais adequado.

Geralmente esta é a atitude do canadense em relação aos imóveis: eles compram, vivem no imóvel emtorno de 5 a 7 anos, vendem e compram outro maior. São poucos os que tem a mentalidade de que aquela casa é a definitiva.

Agora já vi também alguns handyman special que tinha de ser pra lá de special.
Não tenha medo dos projetos DIY. Procure os cursos gratuitos oferecidos pelos grandes  lojas de materiais de construçào ou então os programas dado pelas prefeituras a um custo acessível. Saber fazer algo em casa pode ser uma atividade que lhe proporciona uma boa economia e desenvolver projetos que mantenha a familia unida em um objetivo. Entretanto conheça seus limites. Comece pelos pequenos projetos.

3 comentários:

Cadê Canadá? disse...

Marden,
Seus posts são pra lá de informativos!!! parabéns pelo blog!! Eu tô sempre pore aqui lendo e aprendendo!! Agora vou decorar as siglas...rsrsrrs... E ficar de olho nos DIY!!
Uma ótima semana,
Carina

Drinho e Nessa disse...

Olá Marden, bom dia!
Ficamos muito felizes com sua visita ao nosso cantinho! Apareça sempre por lá!! A proposito, o seu blog tá cada vez mais interessante. Parabéns.

MARDEN BASTOS disse...

Obrigado Carina e Sandro por acompanharem o meu blog! Farei sempre o possível para dividir o máximo de informação aos conterrâneos e facilitar a vida de quem chega.

BlogBlogs.Com.Br