BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







terça-feira, 22 de junho de 2010

Cuidando de seu deck

Chega o verão e é hora de trabalhar na parte externa da casa. Quem mora aqui sabe o quanto é agradável sentar no quintal ou no deck e curtir as flores, os pássaros ou então desfrutar de um tempo junto a família respirando um ar fresco.
O deck é geralmente este lugar. Ele adiciona um novo espaço útil a casa, embeleza o quintal e adiciona também valor ao imóvel.
Na maiorias das casas no Canadá,  o deck é feito de madeira, e em proporções menores a prancha sintética imitando madeira também é usado, mas por causa do alto custo ainda não é tão popular.


 "Pressure treated",  é uma prancha de pinho tratada quimicamente a quente  com produto  à base de cobre para resistir aos  cupins e aos fungos que destroem a madeira. Este tipo de madeira é a de custo mais acessível e mais usada para  a construção de decks e cercas no Canadá. Com o tempo esta madeira adquiri uma coloração acinzentada e fica com um aspecto envelhecido, ao meu ver.
Manutenção: Um deck feito de pressure treated bem tratado pode durar até 40 anos. Após instalar o seu deck deixe a madeira eliminar o resíduo de tratamento.  Use parafuso de epoxi pois eles não enferrujam. Pregos tem custo mais baixo mas com o passar do tempo, eles começam a folgar e a levantar. Parafuso é mais indicado.Após um período de 8 meses a um ano a madeira está pronta para receber seus cuidados e proteção. Lave o deck com água e sabão. A lavadora de pressão pode ser usada e ajudará a remover uma camada de oxidação que dá uma cor acinzentada à madeira, mas cuidado se a sua máquina for muito poderosa pois ela poderá eriçar a fibra da madeira deixando-a áspera. Nas casas de materiais de construção existe uma solução para limpar deck que ajuda a remover esta camada acinzentada. Quando a madeira estiver seca você pode aplicar um selante transparente para proteger a madeira contra a descoloração, rachadura  e também evitar a absorção de água, o que contribui para o processo de apodrecimento da madeira.
A primeria aplicação de tratamento deve acontecer cerca de 8 mêses a um ano após instalado e preferencialmente na época quente do verão ou no outono mas quando estiver seco.

Cedro vermelho, é a segunda opção mais usada , pois  possui um bonito grânulo e  óleos naturais que ajudam a preservar a madeira. É uma madeira mais leve e portanto mais fácil de manusear que a pressure treated ,mas é mais macia e mais cara. Mas com o tempo ela também perde a cor natural e fica acinzentada.
Manutenção: use um detergente suave e água para limpar o seu deck. Evite usar lavadora de pressão pois cedro é uma madeira macia e os jatos se forem muitos forte podem eriçar as fibras da madeira e até criar sulcos. Uma camada de protetor contra água pode ser aplicado anualmente.

Composite, é uma combinação de fibra de madeira e resina. Este produto apresenta variações em cores e textura, algumas até imitando grânulos de madeira, outras são lisas ou ranhuradas. Tem a vantagem de não apodrecer, empenar, soltar ferpas ou rachar e apresentar um aspecto homogêneo ao deck. O custo de construção é de no mínimo 6 vêzes mais que o deck de pressure treated. Tudo depende do tamanho do seu deck e da sua disponibilidade financeira. Geralmente a base de sustentação é feita de pressure treated e somente o piso de composite. Entretanto este deck exige mais ferramentas além da serra, esquadro e parafuso
Manutenção: Para limpar basta água, sabão e esponja. A lavadora de pressão pode ser usada, mas os jatos não devem direcionados muito próximo para não remover a camada de coloração do composite.

Resina: este material vem ganhando campo no mercado de deck e cercas. É durável e leve, fácil de manusear e instalar. Não descolore, racha, solta ferpas ou apodrece. Apresenta opção em termos de cores e dá ao deck uma aparência bem homogênea. Entretanto, assim como o composite, tem um custo maior que os dois primeiros.
Manuteção:  Limpa facilmente com água.

As alternativas para proteger o deck de madeira e aumentar sua vida útil é usar protetor de madeira tornando-o resistente a água. Este produto impede a absorção  de água pelas tábuas e diminui possibilidade de apodrecimento. Outra opção é pintar ou envernizar. Entretanto a reaplicação destes produtos deve ser feita com intervalos regulares que varia de produto para produto.
Nunca aplique qualquer material de acabamento ou proteção no deck de pressure treated antes de 8 mêses após instalado. Se você o fizer em pouco tempo verá bolhas se formar e seu acabamento soltará, porque a madeira elimina resíduos de produto químico que foi usado para o tratamento. Observe sua madeira após decorrido os 8 mêses,  se houver vários pontos com secreções azuladas , será bom esperar mais um pouco e deixar o sol secar mais um pouco estas partes. A aplicação de proteção contra água deve ocorrer quando a madeira estiver seca, no meio do verão ou antes do inverno, nunca na primavera pois a madeira ainda está umida do degelo e além do mais , chove muito na primavera.


Verniz ou Poliurateano: Este acabamento pode deixar a superfície de seu deck bastante escorregadia quando molhada. Com intervalo superior a um ano dependendo do tráfego e qualidade o verniz ele pode começar a soltar crostas ou desgastar. Por mais natural que seja, geralmente dá uma coloraçao mais avermelhada à madeira.
Manutenção: Remova o verniz velho com material apropriado, lixe e lave a madeira para retirar toda a poeira. Deixe secar por uns 3 dias e depois reaplique novamente o acabamento. Use material com resistência para ficar ao sol.

Tinta: Escolha uma tinta de boa qualidade e prepare a madeira. Remova a camada acinzentada da madeira com solução própria. Lave a madeira e espere secar. Aplique a tinta de forma uniforme. Ao escolher as cores, lembre-se que cores escuras dão a sensação de diminuir o tamanho do ambiente e cores claras ampliam. A durabilidade da tinta vai depender do tráfego e qualidade da tinta.

Selante transparente ou corante transparente: Existem no mercado diferentes produtos que dão um leve colorido à madeira ou apenas formam uma camada proterora contra a água. Siga as recomedações do fabricante e reaplique quando necessário. Estes produtos apresentam uma variedade de tons de madeira assim como cores mais vibrantes.

Ao contrário do que a maioria dos proprietários de imóveis pensam e fazem, a melhor época de proteger e cuidar de seu deck é no final do verão ou começo do outono. De acordo com especialistas do setor, no final do verão a madeira do deck está bem seca e a aplicação dos repelentes de água, ou verniz ou tinta vão aderir melhor a madeira e ter uma durabilidade maior. No começo da primavera, a madeira do deck ficou exposta a longo período de neve e também as chuva da primavera. Dependendo de quando o proprietário aplica um acabamento, a madeira pode ainda conter umidade interna nas fibras e este acabamento tende a dar bolhar e soltar num período mais curto do que se aplicado quando a madeira está bem seca.

 Meu deck

A minha experiência pessoal com deck é a seguinte. Comprei uma casa com 10 anos de uso  com um deck pintado, alías muito mal pintado. A cor era um marron bem escuro e já estava desgastado em alguns lugares, com uma aparência de coisa velha e mal cuidada. Como mudamos no final do verão e com tantas coisas para arrumar na casa, deixamos para o ano seguinte.


No ano seguinte mais ou menos em junho, meio da primavera seguinte, lavamos o deck com uma máquina de pressão e usamos uma tinta de boa qualidade num tom café com leite , o que ampliou o tamanho dele. Entretanto não lixamos a madeira. Em alguns lugares a tinta nova foi aplicada em cima da velha que estava bem aderida à fibra. Esta tinta durou 5 anos, mas no quarto ano ela começou a apresentar pontos de crostas soltando.



Ano passado nós resolvemos integrar o spa que compramos ao deck . Ampliamos  a área, colocamos uma segunda escada para a lateral da casa e trocamos toda a grade de proteção . Como procuro ter uma consciência ecólogica, decidimos não trocar a madeira da parte antiga pois a maioria delas está em boas condições. Além do custo de repor cada tábua tem o custo de desfazer do material nos depósitos de lixo.
Este ano resolvemos aplicar o protetor na madeira, mas deixando a madeira com seu aspecto natural.
Lixamos toda a parte antiga do deck com lixadeira de fita e aplicamos um produto chamado Australian Timber Oil Natural Clear. Ele tem uma mistura de óleo de linhaça com resinas de plantas australianas que forma uma camada protetora repelente a água, realça a fibra da madeira e dá um leve tom. Além de proteger contra água também facilita a limpeza e dá ao ambiente um aspecto de que recebeu cuidado. Como ao lixar abrimos os poros da madeira, nós reaplicaremos uma nova camada antes do inverno, pois a madeira velha do deck absorveu mais produto que a parte nova que não foi lixada.


Apesar do trabalho de lixar para remover a tinta velha, o resultado final ficou muito bom. O deck está amplo e integrado ao spa que agora ganhou uma barreira quebra vento, que no inverno faz uma grande diferença.

Para aqueles que tem o deck natural, apenas com aquela coloração acinzentada, tem um produto que pode ser aplicado e remove esta coloração, revitalizando a madeira e após isto, o protetor contra água poderá aplicado. Muitas vezes uma boa lavada com máquina de pressão já melhora a aparência. Só tenha cuidado com a potência da máquina. Se for uma máquina poderosa, ela poderá fazer sulcos na madeira , quando aplicada de muito perto.

As fotos acima mostram  o antes e o depois no meu deck.

2 comentários:

Wilma disse...

Adorei as dicas, mas não moro no Canadá, ainda, rsrsrs mas numa praia no interior do Rio e esses cuidados na madeira se aplicam.

MARDEN BASTOS disse...

Oi Wilma, que bom que a dicas serviram, afinal deck é deck em qualquer lugar. Tomara que você ache algum produtio similar por ai que possa revitalizar e cuidar do seu deck. Se estiver planejando vir para o Canadá um dia, continue seguindo as dicas dos meus dois blogs, pois elas podem ajudar. Bye

BlogBlogs.Com.Br