BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







sexta-feira, 16 de abril de 2010

Comprador, evite erros #1

Evite erros que podem fazer você perder dinheiro na hora de comprar sua casa no Canadá.


Muitos compradores de casa, principalmente imigrantes, podem perder dinheiro ou pelo menos deixar de usar certas vantagens, porque desconhecem o processo ou estão mal informados. É muito importante saber que aqui o processo é bem diferente do Brasil e outros países.
Vamos aos maiores erros que compradores podem cometer ao comprar sua casa:



#1 – Não usar um corretor – Muitas vezes os compradores não usam um corretor por diversas razões: aconselhados por amigos que dizem que eles conseguem melhor negócio se lidar direto com vendedor ou seu representante ou porque acham que o serviço vai custar caro, ou porque acham que terão uma pessoa no seu pé forçando a barra para vender.
Fatos: Ao contrário do Brasil, aqui você não precisar sair de corretora em corretora para ver o que elas tem disponível no mercado. Você escolhe um corretor e ele tem acesso a quase ( com excessão das listas exclusivas- que são muito poucas) TODAS as casas anunciadas para venda aonde você procura, e de todas as outras corretoras anunciadas no maior site de venda de imóveis do Canadá.
Na maioria dos casos o corretor que lhe atender, será pago pela comissão da casa que você comprar, mas será pago pelo vendedor. Pergunte ao corretor quais são os casos que você deve pagar a comissão.São poucos.
Se a casa estiver listada por um corretor, você só poderá ver a casa através de um corretor. Se você optar por ligar para o corretor que listou a casa, lembre-se de um detalhe muito importante: este corretor está defendendo os interesses do vendedor. Ele não poderá igualmente defender seus interesses.
Se a casa for de um particular, você poderá negociar direto com ele. Agora tenha em mente que serão duas pessoas, que desconhecem o processo tentando cada um tirar vantagem para si, num processo altamente emocional.O vendedor querendo salvar alguns dolares a mais e obter o maior preço que puder e você querendo um preço mais baixo para salvar algum dinheiro para custos e reparos. Você acha que ele vai revelar todos os problemas da casa que ele conhece? Você entende alguma coisa de construção, estrutura, inspeção? Quantas casas estão disponíveis para venda direta pelo dono? Muito menos do que disponível para venda através de corretor. Cerca de 75% dos imóveis vendidos no Canadá são anunciados em site como o Realtors.com. Independente de comprar através de um corretor ou não, o negócio será feito através de um advogado e este custo você terá de arcar, assim como outros custos tais como taxa de transferência e reembolso de imposto predial pago adiantado pelo dono da casa.
O corretor tem acesso a informações detalhadas e que nem sempre são disponíveis a qualquer pessoa e que podem lhe ajudar a fazer uma escolha mais consciente.
Por conhecer a área onde trabalha, um corretor pode lhe ajudar a achar uma casa numa vizinha que atenda melhor suas expectativas e necessidades.
O corretor tem acesso a ferramentas que permitem a ele lhe ajudar a avaliar o preço da casa. Algumas casas podem ser um excelente negócio devido a localização, tamanho, conservação, poder de revenda enquanto outras podem estar com preço elevado, ter algum estigma, localização desprivilegiada ou indesejada, ter alguma característica que deprecie valor e que somente profissionais ou pessoas locais conheçam.
Você tem noção de todo o custo involvido na compra da casa? Será que você está preparado para comprar aquela casa de 300,000 ou melhor será olhar aquelas na faixa de 275,000? Você sabe como o valor da entrada afeta a sua compra?
Ao fazer uma oferta, os corretores conhecem quais as cláusulas que devem ser adicionadas para proteger seus clientes. Uma oferta mal redigida pode colocar um comprador em sérios apuros. Além do mais, corretores possuem relacionamento com outros profissionais necessários durante o processo, tais como advogados, inspetores, agentes financeiro e ele poderá referí-los a você para sua segurança e o bom andamento do negócio. Você pode escolher o profissional que você quiser. Eu particularmente prefiro trabalhar com os profissionais que eu conheço e sei como trabalham. Como tenho contato direto com eles, eu ligo e acompanho o processo. Caso surja um imprevisto, trabalhamos juntos para resolver. Já vi ofertas darem errado por causa de agentes financeiros que generalizaram informações que não se aplicavam ao imigrante ou cuja informação dada meses atrás não se aplicava mais no momento da compra , assim como já vi o agente financeiro de minha confiança salvar um negócio quase perdido depois que o outro deu o caso como encerrado.Assim como já vi casos de ofertas que foram descartadas após a inspeção acusar problema estrutural grave no imóvel.
Usando a experiência de um profissional acostumado a procurar casas, vender casas, formular ofertas e negociá-las você só terá a ganhar.Ele buscará a casa que você procura, na faixa de preço que você se sente confortável em comprar,na área que você quer e com os requisitos que você deseja. Isto lhe poupa tempo, diminui estresse e traz segurança. E o mais importante, na maioria dos casos você não terá de pagar do seus bolso por este serviço e evitará erros que podem lhe custar caro mais tarde.


# 2 - Estabelecer por conta própria o valor do imóvel que quer comprar- NO PRÓXIMO POST.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br