BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Compra e Venda de Imóvel no Canadá

É muito importante saber que o processo de comprar ou vender uma casa aqui no Canadá é bastante diferente do que ocorre no Brasil. Aí as pessoas abrem os classificados de jornal ou vão até as imobiliárias para saber o que cada uma oferece na área que procuramos. Visitamos a casa, se gostamos fazemos uma oferta e aí o resto fica por nossa conta. AQUI NÃO FUNCIONA ASSIM. Aqui, na maioria dos casos duas imobiliárias são involvidas(menos de 20% involve apenas uma imobiliária), é necessário advogados para comprador e vendedor, inspetores e agentes financeiros. O contrato tem de ser bem definido, porque vale o que está escrito. Uma vez que os dois lados tenham assinado o contrato,qualquer mudança é quase impossível ou somente via judicial.

Grande parte dos imóveis disponíveis para aluguel e venda são anunciados num site comum chamado realtor.ca. Existem outros site normalmente com menos opções. Cerca de 75% dos imóveis negociados no Canadá são vendidos via realtor.ca. Todos os corretores registrados em alguns órgãos que regulam o mercado imóbiliário tem acesso para anunciar, vender e alugar qualquer imóvel disponível neste site. Isto significa que todos os corretores com acesso ao realtor.ca tem acesso a todas as propriedades anunciadas, mesmo que esta propriedade não seja anunciada pela imobiliária na qual este corretor é afiliado.

Portanto aqui no Canadá, você não precisa arrumar um corretor para cada casa que você quer olhar. Basta que você encontre um corretor(a) com quem você gostaria de trabalhar e este profissional poderá lhe abrir as portas de quantas casas você se interessar em ver.

Qual a vantagem deste processo? Em minha opinião muitas.
1- Economia de tempo. No mínimo você economiza tempo de pesquisa e gasolina. Não precisará ficar rodando atrás de imobiliárias.
2- Toda casa listada no realtor.ca tem um corretor que trabalha com o vendedor e portanto tem um contrato com ele. O corretor tem obrigações profissionais para com o proprietário e vice versa.O corretor que anuncia a casa tem desta forma o compromisso de defender os interesses do dono do imóvel.
3- O comprador por sua vez terá um corretor que irá trabalhar ao seu lado. Você escolhe o tipo de serviço que você quer receber deste corretor: você pode escolher ser um consumidor ou um cliente. Como consumidor, o corretor irá lhe mostrar as casas que você quiser, responderá as perguntas que você fizer, elaborará o contrato de compra com os termos que você quiser, desde que sejam legais, mas não representa legalmente você na negociação. Ele será um intermediário sem poderes legais para representá-lo, podendo apenas fazer o que você pedir. Legalmente ele não pode lhe dar opinião ou conselho. Como cliente, você terá um contrato de exclusividade com aquele corretor por um período determinado ou uma negociação determinada, mas ambas as partes tem direitos e deveres. O corretor será seu representante legal na negociação e poderá além de responder suas perguntas,revelar informações que poderão ser beneficiais a você e poderá defender seus interesses nesta negociação. Como ele tem deveres para com você ele poderá expressar seu conhecimento e opinião, fornecendo muitas vezes informações importantes que lhe afetaram suas decisões e negociando melhor sua compra. Ser um cliente é usar plenamente o potencial do profissional a sua disposição. Ao contrário do que muitos pensam ter um Buyer Agreement com um corretor pode lhe polpar muitos dissabores e também economia durante a negociação. Com um contrato de comprador sendo cliente , o corretor que o acompanha defenderá seus interesses porque ele legalmente pode representá-lo.
Veja num futuro post Ser Consumidor ou Cliente para maiores esclarecimentos.

Um dos grandes erros que um comprador pode fazer é ligar para o corretor que está vendendo a casa para comprar diretamente com ele. Por causa do tipo de contrato que existe entre o corretor e o proprietário, o corretor legalmente representa o proprietário e portanto tem deveres a cumprir com ele, tais como: disclosure( falar tudo o que ele sabe sobre você - exemplo o quanto que vôcê está disposto a pagar a  mais para garantir aquele negócio), manter a informações confidenciais ( exemplo - ele não pode revelar quanto o proprietário está disposto da dar de disconto ou o motivo pelo qual o proprietário esta vendendo), etc. Como este corretor poderá defender seus interesses se ele tem também de defender os interesses do proprietário? Muitos destes interesses vão ser conflitantes. Se ele revela todas as informações que sabe de um lado ele estará com certeza infringindo a confidencialidade de fatos para com o outro lado. É como ser o advogado e promotor num mesmo caso. Afinal o vendedor quer apurar o maior valor possível  pela sua casa e o comprador quer pagar o menos possível. Você acha que o mesmo corretor poderá ser 100% leal com os dois lados?

Para escolher um corretor, busque informação com amigos, ou marque uma conversa com alguém que você achou e veja como esta pesssoa trabalha. Para aqueles que recém chegaram ao Canadá, eu sugiro que busquem alguém que fale a sua língua, porque muitas etapas do processo ficará mais fácil de você entender em sua língua nativa. Muitas coisas parecem extremamente complicadas uma vez que são processos diferentes e linguagem nova. E por outro lado, tenho certeza de que um corretor conterrâneo terá muito prazer em ser mais útil ao longo do processo. Eu pelo menos, vou extra milhas para meus clientes.

Uma vez que você escolheu o corretor que irá lhe assistir no processo, ele lhe guiará como consumidor ou cliente.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br