BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







domingo, 2 de março de 2014

Múltipla Ofertas Acontecem Todo Dia




Esta é uma realidade na qual você pode se ver envolvido e ela acontece no mercado de compra e venda de imóvel no Canada todos os dias. Principalemente quando o inventário é mais baixo que a demanda. Isto significa que o mercado está favorável aos vendedores. Esteja preparado para ganhar ou perder.

Chega a primavera, a neve derrete e o mercado imobiliário fica emmais ativo. Vendedores devem estar com suas casas "nos trinques"  e compradores devem estar preferencialmente com o financimaneto aprovado. Esta é uma receita infalível para uma  venda rápida e a compra da casa dos sonhos ( ou mais próxmo dele), nem que seja até o próximo passo.

Início de primavera significa sempre aumento no inventário de casas e maior demanda de compradores. Casas que tem boa apresentação, localização e preço de mercado são as primeiras a cair nos olhos dos compradores e dos corretores mais rápidos no gatilho. 

Este é uma fase que é ao mesmo tempo excitante e as vezes desgastante. Se você é realmente um comprador sério este é um momento que requer preparo e decisão rápida.

* Tenha seu financimaneto já previamente aprovado já sabendo todos os detalhes: qual é o máximo que a instituição vai lhe financiar, taxa de juro, valor da prestação, dinheiro da entrada e do depósito ao alcance da assinatura do cheque, dinheiro para cobrir os custos da compra, noção do valor médio de seguro para a faixa de preço que pretende comprar, como é o processo de A-Z, já tenha definido a área que lhe agrada, tenha uma real consciência do que o seu dinheiro pode comprar para evitar perda de  tempo e frustração desnecessária porque estava com uma expectativa acima das reais possibilidades.

* Feito as iniciais lições de casa ,  saiba que a hora que encontrar a casa que você gosta, é o  momento de tomar a decisão e fazer uma oferta o mais cedo possível. Isto  pode siginificar ser você somente na mesa de negociação ou ser mais uma a disputar o prêmio. E pode ter certeza, quando se disputa um prêmio, alguém ou alguns vão perder. 

Não é raro num momento de inventário baixo,  uma casa ser vendida em um ou dois dias, por um preço acima do pedido. Semana passada uma colega minha participou de uma destas ofertas múltiplas aonde 12 interessados disputavam dolar a dolar quem levaria a preciosidade para si. Hoje no Globo And Mail mostrava uma casa que vendeu por 263 mil acima do preço inicial. 

Numa situação como esta, é necessário que você mantenha a razão e seja bem informado pelo seu corretor sobre como proceder. Em primeiro lugar é importante saber se a casa está abaixo da faixa de mercado, na faixa ou acima dela. Se está abaixo é garantido que vai haver múltiplas ofertas. Se está cima, se questionar se há melhorias que justificam. E um fator muito importante: por mais que você queira esta casa, o banco só vai lhe emprestar X% do que ele ( ou o avaliador deles) achar que vale ( baseado claro em dados). Se você concordar em pagar acima do que vale, terá de desembolsar a diferença do seu próprio fundo. Analise bem se você tem reserva para estas eventualidade e saiba exatamente qual é o seu máximo.

Não há como prever se esta situação vai acontecer com você. Entretanto nós corretores estamos atentos a toda novidade do mercado e queremos apresentá-las aos nosss clientes o quanto antes. Queremos que você ache o que busca mas queremos evitar  também de colocá-los nesta situação. Se há uma relação de confiança entre você e seu corretor, acredite nele quando ele disser: "olha, esta casa não vai durar no mercado". Não temos bola de cristal, mas temos senso de mercado. 

É muito difícil entrar uma casa no mercado que tenha tudo o que você quer. Estabeleça as suas prioridades, mas não faça uma lista quilométrica, e seja flexível. Quanto mais "eu quero" mais difícil para achar.  E sobretudo, esteja pronto para decidir!

Caso você se veja nesta situação, tenha consciência das suas reais possibilidades. Saiba com quantas ofertas você estará concorrendo, o valor que você oferece pode ser determinante assim como outras cláusulas da oferta. Apesar de certas cláusulas dificultarem neste momento, algumas não podem ou não devem ser removidas, até mesmo para sua segurança. Siga o seu sexto sentido e não vá além da sua possibilidade! Se você for o premiado, comemore! Mas se você perdeu, haverá novas possibilidades amanhã! 

Um comentário:

Diário Canadá Brasil disse...

Tenho visitado bastante o seu site ultimamente, pois em breve chegaremos em Quebec, e estamos planejando a compra de um imóvel, claro, n será assim q chegarmos mas pensamos muito neste assunto.

BlogBlogs.Com.Br