BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







segunda-feira, 27 de junho de 2011

O que é "Closing Day"?

Em corretagem de imóvel o "closing day" é o dia mais esperado pelo comprador. É o dia em que os advogados de ambas as partes trocam dinheiro e documento por chaves e direito a posse em nome de seus clientes.

Depois da oferta aceita em uma casa, de todas as condições serem satisfeitas e removidas, os papéis vão para o advogado que irá analizar os papéis. Nas datas especificadas em contrato, o advogado do comprador verifica a idoneidade e situação do imóvel, para estabelecer se ele pode ser legalmente transferido. Muitas coisas acontecem nos bastidores do processo dos quais o comprador e vendedor não tem muita consciência de como e quando. É um trabalho extremamente burocrático e silencioso e que nos deixa muito tranquilos, a não ser que algo aconteça.  
Havendo alienações contra o título do imóvel e outras pendências que impedem a transferência de propriedade, o advogado do comprador entra em contato com o advogado do vendedor para que tais problemas sejam resolvidos antes do closing day. 
As alienações mais comuns são: débitos de companhias de serviço tais como água, luz e gás, débitos de contratos de serviços feitos na casa, débitos de serviços prestados pela prefeitura, imposto predial atrasado, etc.
Além disto é verificado situação de imposto predial. Se o proprietário está em atraso, ele deve quitar até a data da transferência ou o valor equivalente será retido pelo advogado do comprador no dia do closing. Se o comprador pagou o ano todo ou por quadrimestre e tem crédito, o comprador terá de reembolsá-lo da data de posse em diante até o valor final quadrimestral ou anual. Se o banco recolhe prestações mensais do imposto juntamente com o valor do financimento, o agente financeiro do vendedor tem de mostrar prova de pagamento ao advogado e repassar o valor recolhido para o quadrimestre em andamento. Geralmente quando o banco recolhe não existe nenhuma possibilidade de falha, entretanto o banco pode estimar o valor anual e cobrar em parcelas mensais sendo que ao final do ano fiscal da prefeitura ( em minha cidade é abril) o banco manda uma carta  ao cliente, de ajuste de valor, lhe dando crédito ou débito e que neste caso deve ser pago ao banco imediatamente.
Outras coisas que o advogado faz é requerer um seguro sobre o título da propriedade que garante que qualquer erro cometido no passado, erro de divisas, ou fraudes futuras durante o tempo de possessão, este seguro irá atuar para defender os interesses do atual proprietário. É um valor único, pago no ato da compra. É com certeza uma tranquilidade para quem compra.
Além disto o advogado vai garantir que o vendedor pode legalmente transferir o imóvel, principalmente em caso de venda sob procuração, execução de bens de expólio, etc. Sob o ponto de vista da união o advogado vai também verificar a situação fiscal do vendedor, pois caso ele não seja canadense ou residente legal , um valor  para cobertura de ganhos de capital terá de ser pago pelo vendedor ou retido pelo advogado do comprador para ser repassado ao governo. Caso comtrário, após a compra o comprador se torna responsável por esta dívida.
O advogado será o responsável por receber o dinheiro do comprador, fazer todos os ajustes desta transação e repassar ao advogado do comprador com compromisso de que o título seja trasnferido, que o financiamento registrado contra o vendedor seja removido do título e o novo comprador tenha seu nome ( e o nome se agente financeiro caso exista - 90% pelo menos dos casos) registrado. Este processo de limpeza e transferência leva algumas semanas, mas faz parte do serviço contrato pelo advogado.
Outra atribuição do advogado é recolher o imposto de tranferência de imóvel e repassar aos cofres públicos e requerer o rebate de "first time hoem buyer" quando ele está em vigor.
Tudo isto são coisas que você não vê.
Tudo o que você sabe é que vai lá, recebe um monte de informação, assina um monte de papéis, entrega um ou mais cheques, leva uma carta do seguro e fica esperando o tal "closing day" para pegar a chave. No dia marcado, você acorda ansioso, se pudesse daria corda no relógio para que 6 da tarde chegue mais rápido para receber a chave. Pois é somente com a chave na mão que você se sente dono.
Entretanto você já é 50% dono parcial quando você teve sua oferta aceita, mais 25% quando todas as condições foram satisfeitas e o restante fica para quando o advogado lhe entrega a chave.
A maioria das transações fecham no closing. Eventualmente uma ou outra pode não fechar e outras poucas atrasam.
Que você nunca esteja em uma destas estatísticas.

3 comentários:

Unknown disse...

coisas que a gente aprende com a Marden. interessante o post. tenho parentes que trabalham com venda/aluguel de imóveis mas não sabia que era tanta coisa que acontecia até se comprar um, pelo menos aí no Canadá.

abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

Kantynho disse...

Soa bastante burocrático, mas certamente essas ações todas impede fraudes típicas que ocorrem no Brasil, como comprar/vender um imóvel com algum tipo de pendência judicial...

MARDEN BASTOS disse...

Kantynho, apesar de soar muito burocrático, é eficiente. Fraudes existem quando há advogados e outros profissionais comprometidos com a falcatrua, mas com certeza são raras e geralmente são descobertas rapidamente. Como a justiça aqui anda mais rápido que aí, o indivíduo vai para a cadeira mesmo. Mas realmente se houver pendência a transação não acontece pois só pode haver transferência de dinheiro se o título for transferível. Desde que estou aqui só ouvi falar de dois cados de fraudes em que houve trasnferência de propriedade com documento falso, mas isto geralmente acontece quando a propriedade não tem financiamento e o dono é uma pessoa idosa ou com certo comprometimento dasfaculdades mentais, pois são mais fáceis de serem ludibriadas. Por isto que nós corretores gostamos de referenciar certos profissionais, principalmente advogado, pois ele tem muito poder nas mãos e precisa ser alguém realmente idôneo. Quando conhecemos o advogado de nosso cliente, ficamos mais tranquilos, pois sabemos que ele está realmente sendo bem assistido.

BlogBlogs.Com.Br