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Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







quinta-feira, 23 de junho de 2011

Hora da Mudança

Mudar é bom, mas carregar toda a tralha da casa é no mínimo cansativo, dispensa tempo e dinheiro.
E aqui no Canadá não é diferente. Aqui entretanto temos mais opções.Podemos contratar o serviço da transportadora que vem faz tudo ou contratar serviços parciais. Podemos alugar vans, cargo van, caminhão de diversos tamanhos até 11 mil kilos para quem tem carteira comum G, à gasolina,  trailer utilitário, ou ainda alugar containers que serão colocados em frente nossa casa e poderemos gradativamente fazer o carregamento dele. Assim que estiver cheio a empresa remove e o coloca em local seguro até o dia da mudança. Na data marcada eles levam o container até o novo endereço e você descarrega no seu passo. Claro que o pagamento é por dia e kilômetro rodado no caso de caminhões e trailers. Containers é por dia, dia de estocagem e entrega. Mudança total é por distância, quantidade de pessoal envolvido no embala, carrega e descarrega e material gasto.


Alugar caminhões menores para fazer a própria mudança pode ser uma boa alternativa, entretanto é bom você marcar a data com antecedência pois a agenda deles é bem cheinha.
Também não imaginava que caixas para embalagem fossem tão caras. Uma caixa mais ou menos do tamanho de caixa de maça, custa entre 3 a 4$ e os preços vão subindo a medida que a caixa cresce.  Entretanto pegar caixas em qualquer container de loja é grátis. E eles até acham bom que você diminua o lixo deles. O máximo que vai acontecer é você ter que recolar toda ela. Já que as suas vào para o lixo, para que gastar muito não é? Passe no Staples e compre um suporte para fita adesiva grande  pois aí você agiliza seu trabalho.

Dicas para facilitar sua mudança:
  • Compre etiquetas de cores diferentes para colocar nas caixas pois assim pode separar as caixas por cômodo sem ter que escrever muito.
  • Numere as caixas e anote o conteúdo numa planilha Excell.
  • Compre etiqueta de frágil ou simbólica ou use vermelho para indicar isto.
  • Coloque as etiquetas sempre numa mesma posição para facitar identificar.
  • Tenha sempre caixas de tamanhos diferentes e evite caixas muito grandes para não concentar peso.
  • Use caixas grandes para coisas leves.
  • Compre bastante saco de lixo para proteger artigos pessoais, caso esteja reutilizando caixas de papelão.
  • Organize o material embalado num canto em que não vá  atrapalhar.
  • Elimine o que não quer e o que não precisa mais pois metro cúbico, tempo de embalar e desembalar custam caro.
  • Faça uma planta baixa da nova morada, com localização exata de portas e janelas e faça recortes dos seus móveis usando a mesma escala . Brinque com eles na planta até achar a posição ideal pois isto lhe economiza tempo na descarga dos móveis. Será menos objeto para mover depois, menos danos ao piso, menos bagunça.
  • Prepare uma mala com coisas básicas para sobreviver um dia caso algo dê errado. Isto inclui medicamentos de uso diários e material para curativo. Em mudança a gnete sempre se machuca.
  • De preferência limpe a casa antes ou arrume quem o faça. Lave profissionalmente os carpetes com os cômodos ainda vazios. Se o tempo estiver frio, aumente a temperatura da casa para ajudar a secar mais rápido. Se achar que o carpete ainda está úmido, proteja o pé dos móveis de madeira com um pedaço de plástico grosso para evitar de manchá-lo.
  • Ao descarregar já vá colocando as caixas nos cômodos aos quais eles se destinam.
  • Ao desembalar procure já ordenar o lixo para não se perder ou perder coisas importantes no meio dele.
  • Se houver pessoas que vão ajudar, que elas sejam orientadas sobre o critério que vai usar tanto para embalar quanto desembalar. Não se esqueça que elas ficam por algumas horas e você ficará dias colocando coisas no lugar.
  • Prepare uma cesta com comida básica: frutas, biscoitos, sucos e água e tenha isto em seu carro e os coloque num local estratégico. Além disto tenha sabonete, toalha, saco para lixo,  papel higiênico fácil para usar.
  • Ao desmontar camas, coloque parafusos e outros acessórios em sacolas plásticas, coladas na própria cama. Isto vale para outros equipamentos e mobilía. Assim qualquer pessoa pode montá-los ao invés de ficar que nem barata sonsa procurando as partes que faltam.
  • Deixe uma caixa com ferramentas básicas á mão: furadeira, baterias e carregadores, chaves de fenda, philipes, chave de boca, alicate, martelo, estilete, tesoura, algum material elétrico e outras coisas que você achar importante.
No mais boa sorte, paciência e uma boa dose de floral para este momento.

4 comentários:

Kantynho disse...

E além de vc existe alguém que seja tão organizado assim ao fazer uma mudança? :-)

MARDEN BASTOS disse...

Kantinho, sinceramente não sei. Mas com 24 anos de casada e preparando a 13ª mudança, eu já passei por situações que uma organização teria feito muita diferença. Sou no mínimo bacharelada em mudança, rsrsr. Faço a 13ª nos próximos 20 dias e a mala com coisas básicas, as caixa com material de limpeza já está na mão, as pilhas por cômodo com etiquetas de cor estão lá. Até a cesta com lanche já está encaminhada pois devo inciar a limpeza amanhã. Já que não dar para ter estresse zero, que ele seja minimizado.

Diário Canadá Brasil disse...

Marden,
Nós estamos de mudança, mas por enquanto ainda no Brsil e suas dicas nos ajudarão por aqui.
Bjo

MARDEN BASTOS disse...

Diário Canada Brasil, depois partilhe sua experiência da mudança e o que foi válido neste processo,a final eu estou mudando por aqui, mas sou suspeita para falar. rsrs

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