BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







quarta-feira, 19 de maio de 2010

Alugar Imóvel no Canadá

Para as pessoas que vão se mudar para o Canadá e pretendem alugar imóveis, conheça como funciona o sistema de locação aqui.
#1- Alugando através de imobiliárias – os futuros inquilinos deveram achar um corretor e através dele visitar os imóveis que desejam alugar. Para ter uma idéia do tipo de imóvel que vão encontrar, procurá-los no site www. realtor.ca ,cidade, selecionar área, número de quartos. Mas não se preocupem em localizar o imóvel
que você quer porque o corretor fará isto por você. Quando achar o imóvel ideal, devem preencher uma aplicação e anexar todos os documentos exigidos pela imobiliária. Normalmente são: formulário de aplicação ( com informações do tipo: salário anual, endereços anteriores, empregador, referências pessoais, bancárias,comerciais) , relatório de crédito, carta do empregador, pagamento do primeiro e último mês ( permitido por lei ). Estas informações vão ser checadas. Se você for escolhido poderá alugar o imóvel. Grande parte dos imóveis colocados nestes sites são alugados sob a forma de LEASE ( aluguel por tempo determinado que pode ser renovado ou passa automaticamente a RENT – mês a mês quando termina o contrato).


#2- Alugando através de admistradoras de condomínio- Muitos apartamentos ou casas geminadas são alugadas através de administradoras de condomínio. Estes imóveis geralmente não são anunciados no Realtor.ca. Eles podem ser anunciados em jornais ou colocados nos escritórios da própria administradora que geralmente fica nos próprios prédios. Em geral elas tem critério próprio no que diz respeito aos documentos exigidos. Portanto, entre no escritório e se informe quais são os documentos exigidos e caso você não preencha todos os critérios , vejam quais alternativas eles oferecem.


#3- Alugando de particulares – Muitos proprietários anunciam seus imóveis em sites de classificados, jornais, quadros de avisos em estabelecimentos comerciais, placas na porta. Cabe a você fazer o contato e verificar as condições do imóvel e de locação. Veja e discuta cada detalhe: valor de aluguel, utilidades incluídas e excluídas, valor de condomínio caso exista, o que você pode e não pode fazer na propriedade , se é permitido animais na propriedade** e se tem limite de número, tipo de animais e tamanho. Discuta e mude o que for possível, antes de assinar seu contrato.


** Embora seja ilegal proibir animais na propriedade, se esta for uma cláusula de estatuto de condomímio, ela tem precedência sobre a Lei do Inquilinato no Canadá. Portanto, se você estiver alugando imóvel num condomínio e tiver um animal, verifique primeiro a respeito de restrições referente a animais.


# 4- Sublocação- Alguém aluga um imóvel por tempo determinado e por alguma razão ela repassa o termo remanescente ou aluga por tempo determinado. Exemplo: estudante alugando apartamento durante as férias entre abril e agosto; Tenant aluga um imóvel e precisa mudar mas tem um lease que vai vencer dai a 4 meses, então aluga os quatro meses que ainda restam. Muitos contratos de sublocação dependem de aprovaçao do proprietário ou administrador do imóvel.


Dicas para quem está chegando


Para os imigrantes que estão chegando eu sugiro tentar uma sublocação ou tentar contrato direto com o proprietário pois será difícil atender aos requistos das imobiliárias. Um contato direto com as administradoras, especialmente em prédios onde há grande fluxo de aluguel para estudantes, também é outra opção. Se estiver difícil alugar o poder de bargainha é seu, ofereça alguma vantagem ao proprietário.


Se o seu contrato de aluguel é um lease você deve notificar ao propritário que vai sair 60 dias antes do término do contrato. Se o seu contrato passou do término ou é mês a mês, você também precisa notificar a sua saída 60 dias antes.


O seu primeiro contrato é também a sua primeira referência e ela é muito importante. Pague em dia e respeite todas as cláusulas.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br