BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Porque escolher um corretor?

O processo de compra ou aluguel de um imóvel aqui no Canadá é diferente do procedimento feito no Brasil. Aqui nós escolhemos o profissional que vai nos atender ( real estate agent ou real estate sales representative - corretor). Ou seja, você não precisa sair de corretora em corretora para ver o que elas tem a oferecer no mercado.
 Basta escolher o profissional e através dele você terá acesso a qualquer casa listada em qualquer corretora e que esteja colocada no Realtor.ca (antigo MLS- Multiple Listing Service). Casas não listadas no MLS são vendas exclusivas e neste caso , somente a corretora dona da listagem pode oferecer e mostar, entretanto o número de imóveis em venda exclusiva não é expressivo.



O realtor.ca ( antigo MLS) é um website onde os imóveis disponíveis para venda e aluguel são listados pelos corretores e corretoras afiliados a um órgão federal do Canadá que regula as leis referente a este mercado. O realtor.ca é um serviço gratuito ao público, entretanto pago pelos corretores para que o sistema opere.


O corretor escolhido possivelmente fará uma entrevista com você para saber o que você procura, irá lhe explicar o processo, irá lhe apresentar o serviço que ele e a empresa oferecem, lhe ajudará a achar a casa que se encaixa nos seus critérios de escolha, preparará a oferta de compra com todas as cláusulas para lhe proteger, negociará a sua compra e acompanhará o processo até o dia em que você finalmente se tornará dono da sua casa.


Após a seleção da casa, você deverá fazer a sua oferta. Vários fatores podem influenciar nesta hora: número de casas disponíveis na categoria que você procura, condições de mercado, preço, localização, valor de entrada, disponibilidades de financiamento, prazo para possessão da casa e condições pessoais suas para esta compra. Tempo é crucial nesta hora. Casas são mercadorias ÚNICAS na vitrine. Não existe outra igual. Se você gostou da casa, ponha uma oferta logo. Em alguns casos o imóvel pode receber múltiplas ofertas e se a sua não for melhor , você poderá ter sua oferta recusada. Discuta com seu agente a melhor forma de fazer esta oferta, afinal , ele será o seu representante nesta hora.


O profissional real estate conhece o mercado e os tramites do processo. Ele poderá lhe poupar tempo de busca e muitos dolares. Se ele for seu representante legal no processo de compra ele verificará se a casa está numa faixa adequada de preço, ele ajudará a avaliar o imóvel como investimento em termos de preço, ou tipo de casa, ou localização; ele lhe alertará para possíveis problemas na casa ou área, ajudará você em suas conveniências ligadas a compra; fará referências de profissionais que lhe assistirão no processo, tais como advogados, inspetores e outros profissionais que você pode vir a necessitar tais como decoradores, empresas de jardinagem, pintores, eletricistas, bombeiros, etc.


O corretor tem conhecimento de mercado, fatores que tornam um imóvel mais desejável na hora da venda, noções técnicas que você pode não ter. Você estará emocionalmente envolvido nesta compra. Ele estará profissionalmente envolvido com este processo e ele poderá ajudar você a tomar uma decisão mais acertada quanto ao imóvel que você pretende comprar.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br