BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Trocando Telhado , o Que Você Deve Saber

Há sempre o jeito certo, o errado e o alternativo ( a famosa gambiarra) .
Esta semana aconteceu duas vezes comigo. Enquanto mostrava uma casa ao cliente foi notado que o telhado da casa tinha duas camadas de "shingles".
O que é shingle? É uma cobertura  para telhado sendo que a mais popular e prática , usada no Canadá e feita de asfalto, folha plana,  com pequenas pedrinhas, que tem um lado reto e a outra recortada. Os shigles também podem ser de madeira, metal ou de cerâmica, mas não são populares devido ao alto custo ou manutenção. Os shigles de asfalto  vem em diferente cores e espessuras. A espessura determina a durabilidade. Ela é colocada de forma sobreposta de maneira que quando olhamos temos a impressão de que são pequenos quadrados.
Geralmente um telhado feito com "shingle de asfalto dura no mínimo 10 anos, mas podem ser fabricados com durabilidade para 15, 20, 25, 30, 35 e  40 anos. Quanto maior a durabilidade, mais espesso, mais pesado e mais caro. Geralm,ente numa casa nova, as construtoras usam telhas de durabilidade menor para baratear os custos.
Quando um telhado chega ao final de sua vida útil , nós notamos algumas alterações: as telhas apresentam erosão das pedrinhas, começam a levantar as bordas , apresentam faixas mais escuras ou mais clara aonde a água de uma calha escorre ( por exemplo) e muitas delas descolam e arrancam pedaços. Desta forma abre se oportunidade para vazamento e em casos de tempestades e ventanias, telhados com bordas levantadas sempre tem mais chance de danos.
A troca de um telhado requista mão de obra especializada, de alto risco, de custo relativamente caro. Portanto na hora de comprar uma casa é importante saber a idade aproximada da casa para se calcular em quantos haverá necessidade de trocar as telhas. Caso a troca já tenha sido feita, é bom saber quando isto aconteceu e se possivel qual a durabilidade da telhada colocada.
Quando cotar um serviço de troca de telhado é importante saber e considerar:
  • Quando o serviço será executado? O ideal é que seja feita na primavera ou verão. Quanto mais cedo melhor. Se você troca na primavera, terá chances de passar pela estação chuvosa e identificar algum vazamento. Caso faça no  meio do outono, pegará pouca chuva e logo depois a neve. Ter um avazamento no meio do inverno, significa ficar com ele todo o inverno, pois nenhum profissional vai subir num telhado coberto de neve para arrumar.
  • Como o serviço será feito? A empresa contratada retira a telha e dispoem dela? Ou você terá que arcar com este trabalho? A empresa contratada vai apenas colocar uma telha em cima da existente? Esta é a famosa via alternativa. Gambiarra! Algum "profissional " poderá justificar que remover a camada anterior pode causar algum dano e gerar vazamentos futuros. Não resta a menor dúvida que mexer vai mexer com a estrutura, entretanto um serviço bem feito deverá restabelecer a funcionalidade do telhado sem problemas. Colocar uma nova camada de telha aumenta o peso sobre o telhado, praticamente dobra. E quando vem a neve este peso soma. Será que as tesouras de sustentação estão preparadas para isto?
  • O rufo será substituído? E as calhas? Há necessidade de refazer? O rufo sempre deve ser refeito. As bordas de metal devem ser calafetadas. É sempre bom fotografar etapas do processo e ter alguém da casa observando como o serviço foi feito. Em caso de problemas você terá como discutir com outro profissional para intermediar o conserto.
  • Escolher uma cor de telha mais escura que o tijolo para fazer um contraste que valorize a casa.
  • Contratar empresas com longa vida no mercado. Empresas novas podem desaparecer e se der algum problema a quem você vai recorrer. Nem sempre o  preço masi baixo é a melhor opção.
  • Saber se a empresa contratada tem seguro para danos a terceiros para todos os empregados no serviço. Por se tratar de um trabalho de alto risco, se não houver seguro, a responsabilidade civil se torna sua,caso alguém despenque do telhado machuque ou morre. Procure saber que tipo de equipamento de segurança eles usam quando trabalham. Exija que o número da police de seguro seja colocado no contrato entre você e a empresa.
  • Que tipo de container eles usam para dispor do material retirado? Com barras de metal que apoiam sobre o estacionamento ou rodas? Containers que apoiam sobre base metálica geralmente danificam o estacionamento quando estão sendo colocado ou removido. Se não houver opção, recomende apoio de madeira no local aonde a base metalica ficar. Os que são apoiados sobre pneu é mais recomendado.
  • Se existe claraboias de acrílico ( skylight) , avalie se elas precsiam ser trocadas. Quem vai fazer o pedido.?Você ou a empresa contratada? Quanto custa? Há vantagens em você fazer o pedido? Quanto tempo antes você precisa fazer o pedido? Não assuma que eles vão tomar conta de tudo. Quase todo serviço extra tem custo adicional. E por um skylight eles geralmente cobram um valor a mais pelo trabalho de pedir e buscar. Quanto mais?
  • Quantas pessoas vão trabalhar no dia da troca? Geralmente empresas grandes tem  em média 5 a 8 trabalhadores executando o serviço. Para um telhado de mais ou menos 200 m2 isto deve levar de 5 a 7 hs de trabalho, entre remover o telhado velho, colocar o novo e limpar a área. Empresas menores terão menos homens. Eles conseguem fazer a troca no mesmo dia? E se chover? As condições do dia são fundamentais para a troca de um telhado.
  • Não pague adiantado. No muito dê um sinal. Empresas grandes geralmente fazem o serviço e recebem depois. É mais seguro. Empresas de telhado tem fama negativa no mercado. Dê preferência por aquelas com anos de tradição.
  • Mesmo que você pretende vender sua casa a curto prazo, não pense em fazer um serviço qualquer só para "maquiar" a casa. Se quer economizar na troca da telha, escolha uma telha com vida útil menor, mas a colocação delas tem de ser bem feita. Um vazamento de telhado trocado recente continua sendo de responsabilidade de quem vendeu. Caso exista garantia, repasse-a a quem comprar.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br