BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







terça-feira, 14 de agosto de 2012

Verifique Seus Detetores de Fumaça e CO

Aqui no Canadá é necessário e acredito ser obrigatório na maioria das cidades ter detetores de fumaça e monóxido de carbono. Aqui em Ontário é obrigatório ter detetores de fumaça em todos os andares e detetor de CO pelo menos na área dos quartos.

Detetores de fumaça e de carbonóxido devem ser testado pelo menos duas vezes ao ano. Deve-se ter um detetor de fumaça em cada andar incluindo o basement e um de CO pelo menos perto da área dos quartos. É importante saber que estes equipamentos tem vida útil que varia de acordo com cada fabricante. Verifique se o equipamento que você tem em casa tem data de fabricação e procure na internet qual a durabilidade deles estabeleciuda pelo fabricante. Eu já tive a oportunidade de usar duas marcar diferentes em minha casa e a validade deles era de 7 anos a partir da instalação. Eu particularmente gosto de ter um detector de CO também no primeiro andar. Uma dica é escrever a validade no equipamento com caneta marcadora permanente, caso não exista nenhuma etiqueta dizendo a data de expiração.

Se você se mudou para uma casa que tenha detetores de fumaça e CO operantes, verifique também se eles estão dentro da validade, pois muitos proprietários não tem conhecimento da validade dos produtos e apenas garantem que existe pilhas carregada. Na minha casa por exemplo nós achamos um detetor de fumaça com mais de 15 anos. Totalmente vencido! Além disto os padrões mudam de tempos em tempos e mesmo que eles ainda funcionem? ( disparam diante do perigo) pode ser que que a sensibilidade já não esteja lá estas coisas.

A finalidade do detetor de CO é pegar algum vazamento de gás proveniente do forno de aquecimento. Entretanto se você aquece o carro dentro da garagem, falhas no isolamento da casa pode gerar aumento de CO dentro de casa. Portanto ao ligar o carro dentro da garagem, abra o portão e feche a porta que comunica para dentro da casa , se houver alguma. Oriente seus filhos quanto a este perigo, pois há estatística de morte de jovem dentro de garagem aqui no Canadá.

Outra dica de segurança importante é ter extintor de incêndio multiuso pelo menos no andar pricipal,  e escada de emergência nos quartos. Mas lembre-se de avisar aos membros da família aonde ficam e como usar em caso de necessidade. Assim como os detetores, o extintor também precisa ser verificado pelo menos anualmente.

Uma demonstração do corpo de bombeiro feito na empresa onde meu marido trabalha, mostrou para os expectadores como é rápido o processo. Segundo meu marido não há realmente tempo para buscar absolutamente nada. É procurar a saida e chamar corpo de bombeiro.



Assim como no vídeo anexado, o corpo de bombeiro demonstra a importância da instalação do sistema de sprinklers também na área residencial. Hoje sistema de sprinklers é mais usado na área industrial e comercial.

Muitas pessoas desligam o detetor de fumaça que é acionado com frequência principalmente os localizados perto de cozinha. Minha sugestão é,  se ele for sem fio, mude-o de lugar ou use ou instale um exaustor mais possante na cozinha. ventiladores de teto também podem ajudar a dissipar o cheiro e evitar acionar o detetor. Mas instale-o em lugar apropriado, pois a cozinha é sempre uma das grandes fontes de incêndio em uma casa.

Leia também este documento sobre o que fazer quando o detetor de CO for acionado. Eu já passei pela experiência de chegar em casa e ele estar disparado. As únicas coisas que eu sabia é que não deveria respirar, não ligar nenhuma luz e abrir as janelas.

Um comentário:

MARDEN BASTOS disse...

Obrigado ao leitor TAZ que me mandou um comentário fazendo a correção para CO ao invés de CO2. Embora eu saiba que CO2 é dióxido de carbono, vacilei na hora de escrever.

BlogBlogs.Com.Br