BlogBlogs.Com.Br

BEM VINDO AO MEU BLOG

Vou compartilhar com você informações sobre o mercado imobiliário no Canadá, assim como algumas experiências pessoais após 9 anos vivendo aqui.







domingo, 30 de janeiro de 2011

Onde Vou Comprar a Minha Casa?

Comprar uma casa é geralmente um dos maiores investimentos que uma pessoa comum faz em sua vida. e nada mais normal que a pessoa ter dúvidas e se sentir bombardeado por uma série de perguntas.
Os aspects físicos de um imóvel no Canadá são bem diferentes dos imóveis do Brasil e vários fatores influenciam a decisão. Além disto a opinião de diferentes pessoas leigas no assunto acabam deixando o comprador confuso.
Estas são sugestões que faço aos meus clientes quando vamos em busca do seu primeiro imóvel no Canadá.
1°- Converse com um mortgage broker, seja ele do seu banco ou alguém indicado pelo seu corretor de imóvel, para saber qual a faixa de financiamento que você seria aprovado. Não existe nada que dificulta mais encontrar uma casa, do que você achar que seria aprovado para um valor X e na realidade sua faixa ser mais baixa. Ai você vê diversas casas num patamar mais alto e cria um padrão mais elevado. Numa faixa de 400 mil, 50 mil a mais ou menos pode fazer uma grande diferença! Só visite casas na sua faixa de compra ou no máximo uns 5% acima. Eu pessoalmente prefiro começar pelas casas da faixa inferior quando há um grande inventário, pois desta forma há grande chances que encontrar uma casa que caiba em seu bolso, com muitas características desejadas,  sem que o seu bolso seja delapidado. Mas há momentos que o mercado está com baixa de imóveis e eu tenho que mostrar o que está disponivel. E nesta situação o futuro proprietário deve estabecer algumas poucas prioridades na sua lista.
2°- Defina quais as caracteristicas da casa que são imprescindíveis , desejáveis e bônus para você. Que a sua lista não seja grande , pois quanto maior, mais dificíl achar a casa que lhe satisfaça. Não existe casa perfeita! Talvez uma que você construir! Minha sugestão é que você comece com faixa de preço, número de quartos mínimo, localização ( bairro novo? bairro antigo?perto de escola? perto de highways? perto de GO, ou metrô ou onibus elétrico? qual a distancia de viagem até o local de trabalho?etc), que tipo de imóvel ( condomínio or propriedade livre? apartamento?  casa isolada?  geminada? complexo de casas? ), estilo de imóvel ( apartamento, casa de um andar, 2 ou mais?), tipo de escola ( pública católica ou não católica), perto de meios de transporte, etc
3°- Saiba que a idade do bairro vai determinar o tipo de caracteristicas da casa umas em relação às outras. Em bairros de faixa de preço menor uma diferença bem visível é o tamanho dos lotes e a proximidade das casas uma das outras. Não é regra geral, mas a maioria das construtoras atuais, devido ao objetivo dos governos das cidades de conter o crescimento horizontal, estão cada vez mais reduzindo o tamanho dos lotes e a distância entre uma casa e outra, muitas vezes não chega a 1, 5 metros.
4°- Nova ou usada? Casa nova o construtor pode por lei atrasar a construção por 3 vezes a uma tempo máximo de 18 mêses sem que, por esta razão você possa sair do contrato. Além disto você terá custo adicional de 13% de HST se a casa custar mais de 400 mil, e gastará no futuro com cerca, asfalto ou outro acabamento no estacionamento da casa ( não pode fazê-lo  no primeiro ano de construção por motivo de assentamento do terreno), embelezamento da entrada e do quintal e consrução do deck, conviver com  poeira e barulho de cons'trução por um período variável. Outro grande problema em casas compradas na planta, cujo modelo não havia uma casa construida e mobiliada para as pessoas terem uma noção exata do tamanho, e que as pessoas acabam não gostando da funcionalidade do imóvel. Uma das causas de venda de imóveis em zonas novas é isto e a segunda é que quem compra casas direto da construtora pode ser enquadradado num critério de financiamento mais arriscado ( que considera um percentual mais alto do salário) e quando precisam renovar o financiamento precisam ir para o agente financeiros convencionais que consideram uma faixa menor e então a renda não é suficiente.
Casas de revenda por outro lado tem as melhorias e depreciação dos anos. Os prós e contras deve ser avaliado por você.
5°- Quanto tempo você se vê morando nesta casa? A sua primeira casa não precisa ser definitiva, mas deve ser de um tamanho que permita uma mudança na família num período de tempo. Crescimento das crianças, nascimento de filhos, presença de um familiar para visita ou quem sabe morar com você por exemplo. Muitas vezes a primeira casa é apenas o primeiro pontapé para o futuro. Dái a alguns anos quando sua historia de crédito for melhor, seu salário maior, você possa partir para uma casa mais adequada ao gosto ou aos sonhos.
6°- Layout do imóvel- o desenho interno da casa é importane no dia a dia. Portanto veja se o tamanho dos cômodos principais ( na minha opinião cozinha, master, family e pelo menos um segundo quarto) tem um tamanho que acomodem bem a disposicão de imóveis). Veja também se acesso de um cômodo ao outro faz sentido apra você, se tem a privacidade que você gostaria.
7°- Garagem- Só estacionamento é suficiente? uma ou duas garagens?
8°- Esqueça o padrão de acabamento do Brasil. A realidade de construção no Canadá é diferente. De um modo geral a maioria das casas novas abaixo de 500 mil, na maioria das cidades canadenses vai ter acabamento bem similar: ceramica na entrada, banheiro, lavanderia e cozinha, carpete na escada, salas e hall, puxadores de portas dourados, ter o com acabamento de stucco, porta e rodapés brancos, bancadas de cozinha e banheiro em fórmica, armários simples e mais baratos. As construtoras podem oferecer extras tais como granito e piso de madeira, armários com melhor acabamento, mas esteja preparado para pagar alguns bons mil ( 10, 20 ou mais  ) pelo que você quer.  Já casas de revenda podem ter recebido melhorias.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Solução para Economia de Água no Seu Vaso Velho

Os vasos ( toilette)  de modelo velho, nas casas com mais de 5 anos consomem um volume maior de água a cada descarga. Hoje, com o grande investimento do país em preservar a natureza, consumir menos água, e energia, o governo tem feito campanha para que as pessoas troquem os vasos antigos por modelos mais econômicos.
Ontem , andando pelo Home Depot, uma casa de materiais de construção,  eu achei um sistema que permite regular a descarga em dois diferentes volumes. Como eu tenho um vaso na minha casa numa cor fora de padrão, para eu trocá-lo tenho de trocar também a banheira e fazer a reforma deste banheiro não está nos meus planos por agora. Então resolvi testar. Trocamos o sistema interno da caixa de descarga, e também o botão externo.
O botão externo é divido em dois e quando queremos uma descarga menor, apertamos o botão menor. Uma descarga maior, apertamos o botão maior. O botão menor libera meia caixa de água e o outro botão a caixa toda. Ale'm disto observei que o volume de água que é usada para encher o vaso após a descarga também diminuiu.
Legal! Por 23$  e 5 minutos de serviço , meu marido atualizou o vaso antigo e demos nossa colaboração em preservar água potável, e também econonizando dinheiro a cada descarga.
A marca que usamos foi a HydroRight Dual Flush , mas se você não achar esta , procure alguma outra. Pelo menos pelo link acima dá para você ter uma idéia como ela é e começar a economizar água amanhã.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Mudanças no Financiamento da Casa Própria no Canadá

O Ministro da Fazenda Jim Flaherty revelou hoje as mudanças no setor de financiamento de imóveis no Canadá. As medidas foram tomadas para prevenir um aumento na escalada de endividamento pessoal do cidadão canadense, que muitas vezes usa a parte paga de suas casas para conseguir novo financiamento,  para saldar outras dívidas e comprar bens que não seja moradia.
Financiamento será agora de no máximo 30 anos para aquele que requer seguro ( com entrada de menos de 20%). No caso de refinanciamento , as pessoas não poderão usar mais que 85% do valor do imóvel.
leia o artigo completo aqui.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Que tipo de Casa vale $CAN350,000 em Algumas Cidades Canadenses

Este artigo publicado hoje no MSN Money mostra uma pesquisa feita em oito cidades canadenses mostrando que tipo de imóvel uma pessoa pode comprar com  aproximadamente $350,000.00.

O mercado imobiliário canadense é bastante ativo e distinto em cada área do país. Enquanto em algumas cidades c este valor é suficiente para comprar uma casa confortável em vizinhança bem localizada e central , em outras o comprador terá de abrir mão da proximidade do centro para morar em um pouco mais de espaço. O importante é ter uma idéia da realidade local, fazer planos com bases sólidas e agir como a maioria dos canadenses. Comprar um imóvel e morar nele por 5 a 7 anos e mudar para outra melhor e maior quando a situação financeira permitir.
Ou seja: um passo de cada vez!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pequenas Mudanças, Grandes Resultados

Eu sempre fui uma pessoa dinâmica, gosto de mudar coisas de lugar e dar cara nova aos ambientes e muitas vezes aos objetos. Já que não dá para comprar móveis com frequência, mudar objetos de lugares, mudar as cores dos acessórios pode causar grande impacto. Além disto eu acho que a reciclagem é algo importante nos dias de hoje, tendo em vista a grande geração de lixo e a necessidade de preservar o meio ambiente.
A pergunta é: você tem um orçamento para trocar tudo, ou você tem um pequeno orçamento?
Quando o orçamento é curto e a vontade de revivar  ou modernizar um ambiente é quase um ultimatum, veja as mudanças simples que você pode fazer e mudar a aparência de uma ambiente e trazê-lo para perto do ano em que vivemos, sem fazer um empréstimo em banco ou atolar em dívidas no cartão de crédito.

No Canadá, ao contrário do Brasil, os novos loteamentos raramente vendem lotes. Eles vendem diferentes modelos de casas adequados aos tamanhos de lotes disponíveis naquele loteamento. Portanto quando visitamos uma vizinhança podemos ter uma área de casas novas ao lado de outra, com casas construídas em outra época completamente diferente. Pelo  estilo externo podemos mais ou menos dizer quantos anos tem a casa. Entretanto muitas destas casas foram modernizadas e mesmo estando numa área mais velha, internamente elas podem ser completamente modernas.

Cozinha e banheiro são as partes da casa que mais denotam a idade do imóvel. Qualquer mudança nestes ambientes visivelmente muda a cara da casa. E as cozinhas e banheiros das casas canadenses são geralmente bem simples, não tem azulejo nas paredes de toda area, as bancadas em sua maioria são de melamina ou fórmica, piso em cerâmica ou vinil ( em casas mais antigas ou de custo mais baixo).  Na cozinha, quando tem ajulejo, é ao redor da bancada e no banheiro tem na área do chuveiro e ao redor da banheira.  E este é o padrão. Quando alguém compra a casa na construção pode pagar extra e fazer algumas mudanças, mas isto pode representar um aumento grande no valor da casa.
Aqui estão algumas dicas para modernizar cozinha e banheiro:
* Se a sua cozinha é dos anos 80 ou 90,  seu armário é de carvalho,com puxadores dourados, com acabamento em verniz numa cor quase natural e amarelada , você pode trazê-la para o século 21 , removendo o verniz e resinando a madeira numa cor marrom ou marrom avermelhado e aplicando o acabamento em poliuretano para dar resistência. Se as linhas do armário são retas, use puxadores mais modernos e retos em cromo ou aço escovado. Se as linhas forem arredondadas você pode escolher os tipos acobreados e  latão envelhecido que caem bem.
* Se você prefere cores sólidas ao invés de madeira natural, uma pintura com tinta própria para armários com acabamento em melamina oferece resistência suficiente para cozinha. O cuidado que se deve ter é remover muito bem a gordura da madeira usando um bom desengordurante, passar uma lixa fina em toda a madeira antes de aplicar o selante e a tinta. Usar sempre rolos de cerda acrílica ou espuma fina pois dá um acabamento mais delicado. Aplicar sempre na direção da fibra da madeira para um acabamento mais profissional. Se houver resquício de gordura,  a tinta começa a descascar em pouco tempo. Se você está pensando em pintar de branco, evite o branco puro. Use o que eles chamam de off-white pois a chance de amarelar é menor.Use um bom selante ( primer) e antes dele, esmere na limpeza da gordura.
* Se você quer um acabamento tipo madeira, mas que as fibras da madeira fiquem menos salientes, a opção é usar resina a base de água, lixar entre cada camada de resina, e após atingir a cor que deseja, aplicar acabamento protetor em quantas demãos for necessária até atingir o resultado que você deseja ( geralmente duas ou três), sempre usando uma lixa fina- 220, entre as demãos. Um acabamento com menos brilho tem um apelo de modernidade.
* Coloque acessórios de iluminação tipo spots embutidos, pingentes sobre área de bancada e use acabamento da iluminação acompanhando o material dos puxadores de portas.
* Se as bancadas forem retas , em melamina  e contra a parede, elas  podem ser facilmente trocadas e trazer a cozinha para os anos 2011, apenas usando bancadas em estoque nas lojas de material de construção que custam cerca de 150 a 200$ a peça de 2,40 metros ( depende do fabricante, cor e estilo da estampa).   Entretanto se as bancadas precisam ser feitas sob encomenda e o custo é alto, e seu orçamento não permite por agora ou  se a cor for terrível, uma alternativa é pintar a bancada com tinta para melamina numa cor que combine com seus armários. A tinta deve ser aplicada com rolo de espuma fina e dá um ótimo acabamento. O custo para pintar uma bancada é em torno de 15 a 20$. Provavelmente uma nova camada de tinta deverá ser aplicada a cada 6 mêses a um ano, dependendo do uso e dos cuidados que você terá com a bancada. Mas a tinta seca rápido e o resultado compensa, principalmente quando a bancada tem cor feia, está manchada, tem pequenos danos que a tinta ajuda a mascarar.
* Sanca de madeira ou MDF traz requinte ao ambiente.
* Rodapés mais altos e moldura de porta mais largos também modernizam o ambiente.
* Se você vai comprar seus eletrodomésticos básicos( geladeira, fogão e lava louça,) tente comprá-los em aço escovado.
* Se os seus armários não vão até o teto e não há "bulkhead" ( aquela caixa rebaixada ao redor da área da cozinha, no teto , feita para esconder canos ou apenas delimitar a área), coloque sanca na parte superior do seu armário.

Banheiro:

* Se o piso for vinil inteiro, a colocação de vinil ou cerâmica com padrão mais moderno, em placas traz o ambiente para os dias atuais a um custo mais acessível e com pouco trabalho. Procure sempre usar cores mais neutras em tudo que for fixo na casa ( piso, louça)
* Trocar o armário e a bancada são opções que podem mudar completamente o visual do seu banheiro. Tudo depende de seu orçamento.
* Se o orçamento é curto e o armário está em boas condições troque a bancada por outra de melamina ( de 90 a 150$ em média), ou granito se o seu bolso permitir ( 300 a 500$ em média), comprado direto dos estoques de lojas. A IKEA também tem bancadas modernas a um custo relativamente acessível.
* Se o vaso está machado, é do tipo que consome muita água, troque por um modelo mais econômico. Além de verificar o consumo de água, existem modelos com maior eficiência que outros em termos de vazão.
* Espelho e luminária dos tempos do construtor geralmente são as mais barato possível -- espelho sem borda, colado na parede e luminária de camarim ( aquelas de metal com a lâmpada aparecendo.  Um espelho com uma moldura larga ( se o espelho for grande) e uma luminária moderna  irão rejuvenescer o ambiente. Espelhos em casas de artigos de decoração geralmente custam mais barato que em casas de construção. Procure na Winners, Zellers, Home Sense, Jisk, Home Outfitters, Canadian Tire e outras lojas do gênero.
* Um novo conjunto de acessórios para toalha, papel higiênico e torneira podem completar a mudança.
* Novo conjunto de saboneteira líquida e porta escova  e novas toalhas dentro da palheta de cores que você escolheu vão salientar o seu trabalho.
* Para um aspecto mais chique, mantenha uma palheta de cores  adequadas.
* Na hora de escolher cores para a parede, lembre-se: banheiro são espaços geralmente pequenos e com janelas pequenas. Cores claras vão ampliar a sensação de espaço. Não se esqueça de pintar portas, molduras e rodapés.
* Existem lojas de ponta de estoque e lojas que vendem artigos com pequenos danos, que costuma vender armários de banheiro com bancada por preços bem mais convidativos que nas lojas de material de construção. Além disto eu já vi este tipo de bancadas na Winners, Home Sense, no flee market de Pickering, Liquidation World e outras lojas pequenas na região onde moro.

Bathroom Makeover

Antes ( quando comprei a casa, no dia da inspeção) .
Convivi com este banheiro sem graça por 4 anos.( claro que sem estes tapetes verdes acompanhados da cortina verde e blinder metálica verde que o antigo morador usava no dia que tirei esta foto. Ah! e sem este vaso azul e branco que escondia uma mancha na bancada)







             Depois

Este bathroom makeover foi feito num final de semana. Em 2007 meu marido e eu resolvemos dar uma repaginada no banheiro principal.
* O armário foi trocado com o do outro banheiro pois este estava em melhor condição e tem linha mais reta.
* A bancada foi feita usando plywood, ciment board e placas de 30X30 de granito. A borda foi usado pastilha de vidro, que também foi usado para fazer a moldura do espelho original.+- $120, 
* A cuba de inox martelada e a ducha externa foram trazidas do Brasil a um custo de aproximadamente R$200,00.
* A luminária teve um custo de +- $23 dólares.
* Porta toalha e porta papel higiênico foram trocados +- 75 $
* Tinta +- 40$
* Acabamento da ventilação +- $8,00
* Torneira  +- $ 55
* Blinder +- $110
* Nicho decorativo de madeira  e tela de metal cromado +- $40
BlogBlogs.Com.Br